Gringa xinga e agride brasileiros no exterior ao ouvi-los conversar em português

Reprodução/Facebook

Um trio de brasileiros foi agredido e hostilizado por uma mulher no bairro de Notting Hill, em Londres, na Inglaterra, por conversarem entre eles em português. O caso ganhou repercussão nas redes sociais depois de ser publicado no Facebook pela jovem Natália Rossini, que estava acompanhada por um amigo e pelo marido quando tudo ocorreu. Ao todo, o post dela sobre o episódio já conta com mais de 7 mil compartilhamentos, além de quase 6 mil comentários.

Na publicação, Natália conta que a mulher, ainda sem identificação, se aproximou dela, do marido e do amigo, fazendo xingamentos. “Ela veio gritando que era para nós pararmos de falar nossa língua nativa enquanto estivéssemos no ‘país dela'”, escreveu a responsável pelos vídeos que acompanham o relato. Nas imagens, é possível ver a mulher gritando contra os brasileiros enquanto segura um cachorro por uma coleira. Os brasileiros tentam argumentar, mas ela insiste que eles devem parar de conversar em português, já que estavam em Londres.

No relato, que levanta discussões a respeito de xenofobia e intolerância, Natália ainda conta que a mulher agrediu o marido dela e que o acusou de agressão. “Isso nunca tinha acontecido conosco, nunca achamos que aconteceria até por Londres ser uma capital onde se falam praticamente todas as línguas do mundo, eu fiquei em estado de choque, mal consegui falar, mas tá aí o que aconteceu, espero que eu consiga denunciar essa mulher e que ela nunca mais ataque gratuitamente as pessoas simplesmente por andarem falando sua língua nativa”, disse.

Ao BHAZ, a jovem explicou que tem nacionalidade italiana e que ela e o marido já moraram em Londres no ano passado. “Nós já moramos aqui no ano passado por seis meses e agora voltamos no último dia 18 para morar mais uma vez”, contou. “Eu sou cidadão italiana e o Gabriel é meu marido. Em todo o tempo que já passamos aqui, nunca experienciamos nada do tipo. Isso foi muito inusitado, por isso nos assustou tanto”, disse.

Ao Extra, o marido de Natália, Gabriel Alves, contou que ele, a esposa e um amigo deixavam uma pista de skate quando passaram pela britânica. Ele aponta o Brexit como um motivo para que a mulher tenha agido de forma grosseira. A Inglaterra vive um período conturbado desde 2016, quando declarou sua retirada da União Europeia com o apoio de grupos xenófobos. O rapaz ainda explicou que foram orientados a procurar a polícia e que assim fizeram. O caso está sob responsabilidade das autoridades de Londres e deve ser investigado.

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!