Home Patrocinado UFMG lança novo curso de Especialização em Diagnóstico e Controle Microbiológico; faça já sua inscrição

UFMG lança novo curso de Especialização em Diagnóstico e Controle Microbiológico; faça já sua inscrição

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do novo Curso de Especialização do Programa de Pós-Graduação em Microbiologia (PPGM) do Departamento de Microbiologia, no Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG. A formação é voltada para profissionais das áreas de Farmácia Bioquímica, Ciências Biológicas, Enfermagem, Odontologia, professores da área biológica de 3° grau ou da área de ciências de 2° grau que queiram obter conhecimentos aprofundados em Microbiologia. Interessados podem consultar o edital por meio deste site (clique AQUI) ou ligar no telefone (31) 3409-4220.

As inscrições devem ser feitas pessoalmente até o dia 7 de fevereiro no posto de atendimento da Fundep, no Campus Pampulha da UFMG. O curso engloba treze disciplinas, totalizando 360 horas, sendo 217 de aulas teóricas e 143 horas de aulas práticas. Como a modalidade do curso é semi-presencial, 20% da carga horária é de atividades a distância.

As aulas terão início em março com duração de dois semestres. As atividades presenciais serão realizadas no Instituto de Ciências Biológicas e distribuídas nos seguintes horários: sexta-feira das 18h às 22h e sábado das 8h0 às 12h e das 13h às 17h.

Os profissionais inscritos farão uma prova no dia 09 de fevereiro. Serão aprovados até 40 alunos. O investimento no curso pode ser pago em até 12 vezes (cada parcela no valor de R$ 735).

Desde a sua criação em 1970, o PPGM já formou 285 doutores, 652 mestres (648 Mestrado Acadêmico; quatro Mestrado Profissional) e 281 especialistas nas diferentes áreas da Microbiologia, incluindo as básicas e as aplicadas. Esta atuação abrangente e de vanguarda faz do Departamento de Microbiologia um celeiro de ideias e de formação de profissionais extremamente bem preparados para os setores acadêmico, de pesquisa e indústria, fato reconhecido pela CAPES que atribuiu ao programa o conceito máximo (nota 7) na sua avaliação.

Atualização em foco no curso

O curso visa a formação dos discentes em conceitos básicos e aplicados em microbiologia, capacitando-os para a execução e análise das principais etapas que envolvem o diagnóstico microbiológico, distribuído nas fases pré-analítica, analítica e pós-analítica na área industrial, farmacêutica e clínica. Durante o curso, serão apresentados temas relevantes e atualizados, como o reconhecimento e a identificação dos principais microrganismos e suas implicações em doenças infecciosas humanas e em importantes setores industriais.

Pretende-se também discutir sobre as principais técnicas para detecção de resistência bacteriana e fúngica aos antimicrobianos, sobre as novas abordagens de diagnóstico molecular de microrganismos e atualização sobre os métodos analíticos em microbiologia, bem como das boas práticas nos laboratórios de análises.

Esses objetivos vêm de encontro com a política atual dos laboratórios de excelência, focada no trabalho com equipes multidisciplinares, qualificadas e atualizadas nos novos métodos de diagnóstico microbiológico. Isso porque a tendência atual é associar os antigos e os novos conhecimentos para alcançar melhores resultados.

Comentários