Ato por ‘justiça pelas vítimas do crime da Vale’ será realizado na Praça da Liberdade

Bárbara Ferreira/BHAZ

Um ato de sétimo dia do rompimento da barragem em Brumadinho será realizado nesta quinta-feira (31) em frente ao memorial da Vale, na Praça da Liberdade. Com o lema “justiça pelas vítimas do crime da Vale”, a mobilização ocorrerá a partir das 17h e pretende realizar um “velaço” como forma de protesto.

“Para expressar nosso luto pelas vidas perdidas, orientamos que cada um traga uma vela e um copo descartável”, diz trecho da descrição do movimento, batizado como Ato de Luta Contra o Massacre da Vale em Brumadinho.

A ação foi definida em plenária realizada na última segunda-feira (29) pela Frente Brasil Popular-Minas, com a presença de militantes de dezenas de movimentos sociais, sindicais, partidos e pessoas que buscavam se solidarizar às vítimas. “Exigimos o direito dos familiares de enterrar seus entes, acesso à de informação sobre mortos e desparecidos, e ações mitigatórias emergenciais”, diz a organização.

“Exigimos também que a responsabilidade pelo levantamento e cadastramento de vítimas seja de instituição pública, e não de empresa contratada pela Vale como tem sido feito, contrariando determinação do Ministério Público”, complementa.

Uma outra manifestação está prevista para amanhã, na Praça da Assembleia. “Uma articulação de cidadãos, organizações e movimentos sociais, provocados pelo Projeto Manuelzão, convida ato de luto pelos mortos, e apoio aos vivos de Brumadinho, e de luta por fortes mudanças no sistema de licenciamento ambiental em Minas”, define a descrição do ato, que está previsto ocorrer entre 12h às 15h.

Divulgação

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!