Conheça Thor, o cão-herói que ajuda a resgatar vítimas em Brumadinho e emociona a internet

Divulgação/Corpo de Bombeiros

Que o cão é melhor amigo do homem, disso não há dúvidas. Mas você já parou pra pensar na inteligência e habilidade desse animal? O Thor, um cachorro da raça Border Collie, de 5 anos, é um grande aliado do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. O pet já salvou muitas vidas em seus trabalhos de busca e tem ajudado a encontrar vítimas do rompimento das barragens da Vale em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte. E ele é apenas uma figura para representar outros cães que auxiliam, diariamente, na busca de vítimas de diversas tragédias.

“Esse cão aqui já foi para várias missões comigo. Já esteve em Mariana, Herculano, Sardoá. O Thor trabalha muito comigo. Em um único dia já fomos lá no pontilhão e perto do ônibus. Lugares de acessos muito difíceis”, contou o sargento Leonardo Costa ao homenagear o trabalho do animal, em coletiva realizada em Brumadinho. Os dois estão juntos há seis meses.

Ao todo, mais de 20 cães trabalham na busca de vítimas após o rompimento da barragem da Vale, ocorrido no dia 25. Segundo o militar, existe um revezamento realizado entre os animais, já que eles precisam descansar. Então, no dia de folga, os cães recebem todo o suporte de veterinária, suplementação alimentar e limpeza, o que ajuda muito no seu bom desempenho.

Divulgação/CBMG

Thor trabalha desde o primeiro dia de buscas e já encontrou quatro corpos. “Por ser um cão de dupla função, ele já encontrou diversas pessoas vivas em outros trabalhos. E em Brumadinho já achou muitos corpos de baixo dessa lama toda”, afirma o sargento. O socorrista ainda ressalta que todas as equipes de cães do Brasil estão trabalhando duro e fazendo cada um o seu melhor.

Sem dúvidas, esses cãozinhos merecem todo o respeito da população!

Instagram

O trabalho dos cães em Brumadinho chamou tanta atenção que foi parar em um post na página SP Invisível no Instagram. Por lá, Thor ganhou destaque como representante dos animais que auxiliam no resgate de vítimas diversas, em acidentes e tragédias como a das barragens da Vale. Em dois dias, a publicação já foi curtida mais de 20 mil vezes e também conta com centenas de comentários, a maioria deles elogiosos. Veja abaixo!

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

“Eu sou o sargento Leonardo, esse aqui é o Thor. O Thor tem cinco anos e tá trabalhando muito, já encontrou um monte de vítimas por aí debaixo dessa lama. Agora ele vai descansar, tomar um suplemento vitamínico que os médicos veterinários vão passar pra ele e amanhã volta a trabalhar. Eu já perdi a conta de quantas pessoas ele achou já. Infelizmente, poucas vivas. Esse cão aqui já foi para varias missões comigo. Já esteve em Mariana, Herculano, Sardoá. O Thor trabalha muito comigo. Só hoje já fomos lá no pontilhão e perto do ônibus. Lugares de acessos muito difíceis.” #SPinvisivel #SP Essa semana estamos em Brumadinho contando histórias para a campanha #BrumadinhoInvisivel. Contribua no catarse.me/brumadinhoinvisivel (LINK NA BIO) para conseguirmos contribuir com a reconstrução da cidade! ​

Uma publicação compartilhada por SP Invisível (@spinvisivel) em

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!