Home Patrocinado Criatividade na sala de aula! Pós-graduações apostam nos educadores do século XXI

Criatividade na sala de aula! Pós-graduações apostam nos educadores do século XXI

#Publipost – Esta publicação é patrocinada

O entendimento da aula como um espaço de criação coletiva e colaborativa, no qual atuam diretamente os estudantes, e a valorização do trabalho autoral do professor são as bases que orientam dois cursos de pós-graduação lato sensu da PUC Minas: o curso semipresencial “Educação Criativa” e o curso à distância “Metodologias ativas para a educação”. A ideia é inaugurar um espaço para o desenvolvimento de competências pedagógicas e metodologias inovadoras para a sala de aula, aproximando a educação e a criatividade.

As inscrições para os dois cursos já estão abertas. Para o curso “Educação Criativa”, os interessados podem se inscrever até o dia 22 de fevereiro. No caso do curso à distância “Metodologias ativas para a educação”, as inscrições vão até 26 de fevereiro. Entenda as competências desenvolvidas e as singularidades de cada curso.

A aula como criação: detalhe dos diários de criação dos educadores

Sobre o curso “Educação Criativa”

O curso “Educação Criativa” integra o já consolidado Programa de Formação de Professores do Instituto de Educação Continuada PUC Minas. O curso foi lançado em 2018 e já possui duas turmas em andamento. Em 2019, a novidade é que o curso, além de ser ofertado na unidade Praça da Liberdade do IEC PUC Minas, também terá nova turma na unidade do Barreiro.

Na Praça da Liberdade, as aulas acontecem sempre às quintas-feiras, das 19h às 22h30. No Barreiro, as aulas acontecem às terças-feiras, também no turno da noite. O curso “Educação criativa” possui 432 horas-aula, distribuídas em 13 disciplinas (5 realizadas à distância e 8 presenciais). “No Educação Criativa, investimos muito na heterogeneidade do grupo de educadores que compõe nossas turmas. Temos professores da educação infantil, do fundamental, do ensino médio, de graduações, das mais diversas áreas de conhecimento. O que nos interessa é estimula-los a se apropriarem das paisagens conceituais trabalhadas no curso para a produção de metodologias específicas para suas áreas de atuação. Então, é um curso que acontece de modo efetivamente interdisciplinar e no qual teoria e prática não são tratadas de forma separada. O conhecimento, pela criação, é teórico-empírico”, explica Tailze Melo, que coordena o curso junto com Renata Alencar.

Os candidatos que quiserem conhecer a proposta do “Educação criativa” mais de perto podem se inscrever, gratuitamente, para a palestra de apresentação do curso, no site do IEC PUC Minas. Na unidade da Praça da Liberdade, a palestra acontece no dia 07 e na Unidade Barreiro, no dia 12 de fevereiro.

Sobre o curso “Metodologias ativas para a educação”

O curso “Metodologias ativas para a educação” é um curso 100% à distância, oferecido pela PUC Minas Virtual. Essa especialização foi pensada para os profissionais da educação que querem se capacitar em um contexto marcado pelo crescimento da educação híbrida e à distância, e pela demanda de tornar mais instigante o espaço da sala de aula. Muitas vezes, os educadores, apesar de desejarem a qualificação profissional, não podem assumir compromissos em horários que competem com suas jornadas de trabalho. Foi pensando nesse grupo de educadores e também naqueles não residentes em Belo Horizonte, que o curso “Metodologias ativas para a educação” foi elaborado. Dessa forma, professores de outras cidades e estados podem acessar uma formação inovadora e de qualidade.

“Os profissionais da educação sensíveis e atentos às demandas contemporâneas buscam novas formas de ensinar e aprender. As metodologias ativas (Aprendizagem Baseada em Projetos, Ensino Híbrido, Educação Mão na Massa, Design Thinking, Games Educativos, entre outros), podem exercer um papel transformador nessa procura”, destaca Rennan Antunes, um dos coordenadores do curso.

“O funcionamento deste curso on-line terá um desenho muito especial porque queremos transpor para o ensino à distância uma atmosfera de interação e vivência. Então, metodologicamente, o curso é todo pensado com base em trilhas formativas que dão autonomia a cada participante, sem, no entanto, desconectá-lo de um grupo de trabalho. É um desafio para todos nós transpor as competências das metodologias ativas para o ambiente virtual de aprendizagem”, explica Renata Alencar, coordenadora do curso juntamente com Rennan Antunes e Tailze Melo. O curso possui carga horária total de 360 horas e duração médi​a de 18 meses.​

Para informações sobre matriz curricular, investimento e outras dúvidas, acesse:

Educação Criativa – Praça da Liberdade: https://www.pucminas.br/Pos-Graduacao/IEC/Cursos/Paginas/Educa%C3%A7%C3%A3o-Criativa.aspx?moda=19&polo=7&curso=574&situ=1

Educação Criativa – Barreiro: https://www.pucminas.br/Pos-Graduacao/IEC/Cursos/Paginas/Educa%C3%A7%C3%A3o-Criativa_Barreiro-.aspx?moda=19&polo=11&curso=574&situ=1

Metodologias ativas para a educação: https://www.pucminas.br/PucVirtual/Pos-Graduacao/Paginas/metodologias-ativas-para-a-educacao.aspx?moda=1&polo=1&area=33&curso=2980&situ=1

Ou entre em contato direto com a coordenação nas redes sociais: www.instagram.com/cursoseducacaocriativa

Comentários