Familiares de atingidos pela barragem da Vale recebem auxílio jurídico da Defensoria Pública

Atendimentos estão sendo realizados na Estação Conhecimento e no Centro Comunitário Feijão (Divulgação Defensoria MG + Henrique Coelho/BHAZ)

O cadastro das famílias que vão receber o repasse de R$ 100 mil da mineradora Vale em decorrência do rompimento das barragens em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, teve continuidade nesta segunda-feira (4). Para que o procedimento ocorra de forma organizada sem gerar dúvidas nos familiares, a Defensoria Pública de Minas Gerais oferece assistência jurídica gratuita.

Rômulo Carvalho é defensor público e está na Estação do Conhecimento atendendo as pessoas que por lá chegam. Ele conta que o trabalho da Defensoria Pública após o rompimento das estruturas ocorreu em duas etapas. “Na primeira orientamos sobre as doações necessárias e a acomodação das famílias que perderam suas casas. Nesta segunda estamos verificando aquilo que foi prometido pela empresa: o valor de R$ 100 mil”, disse.

As famílias iniciaram os cadastros na última quinta-feira (31) e, somente neste dia, Rômulo contou que mais de 100 atendimentos foram feitos. “Apesar de não termos realizado o balanço das nossas ações, tivemos centenas de famílias atendidas logo no primeiro dia. Continuamos oferecendo de forma gratuita o atendimento para as pessoas tanto na Estação Conhecimento, como no Centro Comunitário Feijão”, disse.

Divulgação/Defensoria Pública de Minas Gerais

Entre as dúvidas apresentadas pelas famílias dos atingidos, o defensor destaca as relacionadas, em sua maioria, a uniões estáveis que não eram reconhecidas. “Os casos são analisados e ao constatarmos que a família estava constituída vamos com a pessoa até a Vale e realizamos o cadastro para o repasse acontecer”.

Em algumas ocasiões também ocorrem discussões dentro do núcleo familiar sobre quem receberá o valor da mineradora. “Quando isso acontece chamamos os interessados para uma conversa e após resolvermos a questão também vamos com eles para o cadastro. Queremos que o maior número de famílias receba o valor e que isso ocorra de forma orientada”, concluiu.

Procurada pelo BHAZ, a Vale informou que os cadastros continuarão ocorrendo nos dois pontos das 8h às 18h, ao longo dos próximos dias.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!