Kalil anuncia ex-presidente da ALMG e candidato derrotado ao governo, Adalclever Lopes, na PBH

Luiz Santana/ALMG

O ex-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Adalclever Lopes, foi anunciado nesta terça-feira (5) como novo integrante da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Adalclever, que foi derrotado na disputa pelo Governo de Minas no ano passado, será consultor direto do gabinete do prefeito de BH, Alexandre Kalil (PHS).

As conversas para Adalclever integrar a administração municipal se arrastavam desde o período eleitoral, no ano passado, quando o vice-prefeito Paulo Lamac foi exonerado da Secretaria de Governo. “Paulo Lamac está demitido. Obrigado por tudo, Paulo. Anunciarei na quarta-feira o novo Secretário Municipal de Governo”, afirmou, através de um tuíte, Kalil no dia 7 de outubro. A promessa de anunciar um novo secretário em breve não foi cumprida, e o prefeito encerrou a pasta (relembre aqui).

De acordo com fontes ligadas ao ex-deputado, Adalclever se aproximou de Kalil durante o período eleitoral por conta de seu poderio na articulação política. Desde a demissão de Paulo Lamac da extinta Secretaria de Governo, o prefeito da capital está sem um setor de articulação.

Empresário, Adalclever cumpriu quatro mandatos consecutivos na ALMG, ocupando a presidência da Casa em dois biênios, entre 2015 e o ano passado. Foi chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Segurança Pública e membro titular do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia. As principais regiões de atuação política são Rio Doce, Jequitinhonha/Mucuri, Central e Zona da Mata.

No ano passado, o ex-presidente da ALMG anunciou disputar o Governo de Minas após Marcio Lacerda (então PSB) desistir da candidatura, no fim de agosto. Adalclever ficou em quarto lugar, com 2,7% dos votos, atrás de Romeu Zema (Novo), Antonio Anastasia (PSDB) e Fernando Pimentel (PT).

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!