ALMG: Bloco governista tem nova aliança entre NOVO e PSDB; PT lidera oposição

Henrique Coelho/BHAZ + Sarah Torres/BHAZ

Os deputados definiram nesta quarta-feira (7) os blocos parlamentares que vão atuar na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em 2019. Ao todo, serão quatro divisões que devem influenciar nas negociações nas votações, comissões e projetos da Casa.

O bloco governista “Sou Minas Gerais”, que será a base do Governo Zema na ALMG, é formado pelos partidos Novo, PSDB, PPS, PP, PSC, Avante, PSB, SD e PHS. O bloco conta com 21 deputados e terá como líder o deputado Gustavo Valadares (PSDB).

A colocação do tucano na liderança estabelecendo mais uma aliança entre o governo e os tucanos. O líder de governo na Casa é o deputado Luiz Humberto, também do PSDB.

Na oposição estão o PT, PR, Rede, PSOL, Pros e PCdoB. O bloco é formado por 16 parlamentares, o número mínimo exigido pelo Regimento Interno da Casa. O grupo agora terá cinco dias para indicar o um líder.

Há ainda dois blocos independentes. Um deles conta com 20 deputados e reúne o MDB, PV, PRB, PDT, Pode e DC.

O segundo bloco, chamado “Liberdade e Progresso”, será liderado pelo deputado Cássio Soares (PSD). Além desse partido, integram o grupo PSL, PTB, Patri, PRP e DEM, com um total também de 20 deputados. Confira como ficou:

Reprodução/ALMG

Comissões

Definidos os blocos, os deputados podem finalizar as negociações em torno da composição e da presidência das comissões. O Regimento Interno da ALMG assegura a representação proporcional, tanto quanto possível, das bancadas ou blocos parlamentares nessa composição.

A Assembleia tem, atualmente, 22 comissões permanentes. Cada uma delas têm cinco membros efetivos e cinco suplentes, com exceção das comissões de Constituição e Justiça, de Administração Pública e de Fiscalização Financeira e Orçamentária, formadas por sete efetivos e sete suplentes. A composição das comissões permanentes da Casa deve ser concluída nos próximos dias.

Com ALMG

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!