Circula nas redes sociais o relato de uma jovem que presenciou um idoso sendo agredido por um segurança do Via Shopping no Barreiro, em Belo Horizonte, nessa quarta-feira (6).
A estudante Helen Oliveira presenciou o fato junto da mãe dela e em conversa com o BHAZ relatou o que viu. “Estávamos passando a roleta da estação de ônibus quando vimos um dos seguranças empurrando e gritando com um senhor. Aproximei deles e junto de outras pessoas tentamos fazer com que o homem parasse a agressão. Ele gritava e empurrava o idoso”, contou.
Gritos como “sai velho” teriam sido ditos pelo segurança, conforme contou a estudante. Em determinando momento, o segurança pegou o idoso pelo pescoço fazendo com que ele saísse do espaço próximo das lanchonetes. “Independentemente do local em que o idoso estava, o segurança não poderia tratá-lo daquela forma”, afirmou.
Devido à agitação do momento, Helen disse que não conseguiu fazer registros fotográficos nem conversar com a vítima. “Ele aparentava ser um morador em situação de rua, pois estava com as roupas sujas, porém por conta do número de pessoas não consegui me aproximar dele”, disse.
Com o fim das agressões, Helen foi até o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do Via Shopping e relatou o ocorrido. “Assinei o protocolo com a denúncia. Indignação é o sentimento que fica, pois imaginei que poderia ser um parente meu naquela situação. Nada justifica tal atitude”.
Em contato com a Polícia Militar (PM), Helen foi informada que o Boletim de Ocorrências (BO) não poderia ser feito por outras pessoas a não ser a vítima.
Procurado pelo BHAZ, o Via Shopping lamentou em nota o ocorrido e informou que “é totalmente contra qualquer atitude e manifestação violenta”. “O shopping está apurando internamente todas as informações com os envolvidos no caso, para que possa tomar as medidas cabíveis à situação”, informou.
Veja abaixo a nota na íntegra enviada pelo Via Shopping:
“Na manhã da última quarta-feira, dia 06/02, aconteceu uma intercorrência nas dependências do shopping que não condiz com a postura defendida e adotada pelo empreendimento. A administração lamenta o ocorrido e informa que é totalmente contra qualquer atitude e manifestação violenta. Informa também que investe constantemente nos treinamentos da equipe e de colaboradores para o melhor atendimento aos clientes e ao público. O shopping está apurando internamente todas as informações com os envolvidos no caso, para que possa tomar as medidas cabíveis à situação.”