Carnaval de BH terá mais de 2 mil guardas municipais no patrulhamento

Expectativa é de que mais de 4 milhões de foliões passem por BH (Maick Hander/BHAZ + Adão de Souza/PBH)

Para garantir a segurança dos foliões durante o Carnaval, os 2.057 agentes da Guarda Municipal de Belo Horizonte estarão empenhados no patrulhamento pelas ruas da capital. O Plano de Ação Operacional de Segurança para o Carnaval 2019 foi apresentado nessa quarta-feira (6) durante reunião com os representantes das forças de Segurança do Estado.

O comandante da Guarda Municipal, Rodrigo Prates, destacou que os agentes que estavam de férias foram acionados e que todo o efetivo estará atuando. “As férias foram suspensas e até os agentes que trabalham em atividades administrativas serão escalados para atuar no policiamento preventivo das ruas”, informou.

O calendário oficial do Carnaval de BH tem início no próximo sábado (16) e se estende até 10 de março. A expectativa é de que ocorram mais de 700 desfiles e que mais de 4 milhões de foliões participem da festa.

Integração entre os órgãos

A reunião com os representantes das forças de segurança teve a presença do subsecretário de Inteligência e Atuação Integrada de Segurança do Estado, Etevaldo Luiz Caçadini; do secretário de Segurança e Prevenção de BH, Genilson Zeferino; da diretora do Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), Geórgia Ribeiro; e de representantes da Belotur, das polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros e do Sistema Prisional.

A diretora do COP-BH apresentou o planejamento de integração das ações dos órgãos municipais e estaduais, para garantir a segurança dos foliões, o monitoramento do trânsito e a maior agilidade na solução de problemas urbanísticos que surgirem.

Segundo Geórgia Ribeiro, o alinhamento está sendo fundamental para reforçar a parceria estabelecida entre as forças de segurança nas edições anteriores. “Em 2019 poderemos consolidar o trabalho conjunto e melhorar ainda mais o planejamento das ações que serão realizadas”, ressaltou.

O número total de homens e mulheres da segurança estadual que serão empenhados no Carnaval 2019 de BH ainda não foi divulgado.

Com PBH

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!