‘Isto é uma emergência!’: Vídeo registra tensão durante toque de sirene da Vale em Barão de Cocais

Visão aérea da barragem de Gongo Soco; painel do carro do motorista que saiu em fuga com o alerta, nesta madrugada (Google + Twiiter/ Reprodução)

Um internauta registrou momentos de tensão durante a evacuação da área de Barão de Cocais, a cerca de 100 quilômetros de Belo Horizonte, abaixo da barragem Sul Superior da mina Gongo Soco, da Vale S.A.

O vídeo foi gravado de dentro de um carro, enquanto ele se retirava do local às pressas por volta das 2h desta sexta-feira (8).

Na gravação, é possível ouvir a mensagem de alerta que ecoava por todo o município “Atenção! Isto é uma emergência! Atenção, atenção! Esta é uma situação real de emergência de rompimento de barragem. Abandonem imediatamente suas residências, sigam pela rota de fuga até o ponto de encontro e permaneçam até que sejam repassadas novas instruções.”

A Agência Nacional de Mineração (ANM) determinou a evacuação da área depois de ser informada pela Vale que a empresa estaria dando início ao nível 1 do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (Paebm).

Cerca de 500 pessoas foram removidas das comunidades de Socorro, Tabuleiro e Piteiras, todas situadas em  Barão de Cocais, e foram levadas para o ginásio poliesportivo da cidade e hotéis na região.

Equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil avaliam a situação no local.

 

Sinara Peixoto

Formada em Comunicação Social com Ênfase em Jornalismo no Centro Universitário de Belo Horizonte e com pós-graduação na PUC Minas em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa. Atuou como editora na CNN Brasil, desde a estreia do veículo no país, e na edição do Portal BHAZ. Também despenhou várias funções ao longo de 7 anos na TV Record Minas, onde entrou como estagiária.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!