Trem de passageiros da Vale circula normalmente, mesmo com sirene acionada

Trem de passageiros BH/Vitória, operado pela Vale (Vale/Reprodução)

O trem de passageiros da Vale circula normalmente nesta sexta-feira (8) mesmo com o acionamento de uma sirene em Barão de Cocais, cidade na região Central de Minas e distante cerca de 100 quilômetros da capital. De acordo com a empresa, o trem saiu da capital com destino ao Espírito Santo no horário habitual, às 7h30.

O fato de haver uma estação – a Dois Irmãos -, em Barão de Cocais, fez com que se cogitasse a suspensão dos serviços de transporte. Na madrugada de hoje, uma sirene foi acionada determinando a evacuação de moradores de três comunidades que ficam em área a jusante da barragem Sul Superior da Mina Gongo Soco, da empresa Vale S.A.

A Vale informou à Agência Nacional de Mineração (ANM) que o nível 1 do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (Paebem) tinha sido acionado. Cerca de 500 pessoas das comunidades de Socorro, Tabuleiro e Piteiras foram levadas para o ginásio poliesportivo da cidade e para hotéis da região nesta madrugada.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!