#BastaDeRacismoNoBBB: Entenda cenas transmitidas em festa de reality que são o assunto do momento no Twitter

Reprodução/TV Globo

A hashtag #BastaDeRacismoNoBBB chegou ao topo do Trending Topics (assuntos do momento) do Twitter entre usuários da rede no Brasil na manhã deste domingo (10). A manifestação de repúdio ao preconceito racial é uma resposta direta a cenas transmitidas durante uma festa que movimentou os participantes do reality de madrugada. Em determinado momento da confraternização, o mineiro Maycon Santos se isolou e disse ter sentido arrepios ao ver os colegas de confinamento Gabriela Hebling e Rodrigo França, ambos negros, interpretando músicas que classificou como “esquisitas”.

Uma das canções em questão é “Identidade”, de Jorge Aragão, que fala sobre o preconceito e a valorização da raça negra. Ao ver Gabriela e Rodrigo juntos na pista de dança, Maycon seguiu para um dos quartos na casa do BBB. Em seguida, disse ao colega Diego que não queria voltar para a festa: “Tá o Rodrigo e a Gabi lá… com umas músicas muito estranhas”.

Ao retornar para a festa, Maycon disse que ouviu vozes ao ver a cena de Rodrigo e Gabi. “Escutei: Não faça igual eles’. Aí veio Jesus Cristo na minha mente e, tipo assim, para a vida, não aqui, para a vida inteira… se você fazer [sic] igual eles, eles ganha [sic] mais força”, disse o rapaz.

Essa não é a primeira vez que o racismo religioso – preconceito contra religiões de matriz africana – toma conta das discussões a respeito do BBB. Outra participante, Paula Von Sperling, também já se referiu de forma pejorativa à religião do brother Rodrigo: “Tenho medo dele […] Ele fala com os Oxum dele […] Nosso Deus é maior”.

No Twitter, a hashtag #BastaDeRacismoNoBBB já acumula mais de 9 mil menções nesta manhã. Muitos usuários pedem que a direção do programa mostre as cenas e tome atitudes contra o preconceito. Confira a repercussão:

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!