Saiba como ajudar o garoto detido após furtar para estudar

Farley Rocha/Patos Hoje

O caso de um adolescente de 14 anos detido no interior de Minas Gerais após furtar um fichário para estudar sensibilizou milhares de pessoas pelo Brasil afora. O menino foi apreendido pela polícia ao ser flagrado pela câmera de segurança de uma papelaria em Patos de Minas, no Alto Paranaíba. A mãe do garoto está desempregada e o pai, preso.

O BHAZ procurou a diretoria da Escola Estadual Marcolino de Barros, o Conselho Tutelar da cidade, a família do adolescente e a Polícia Militar. Mas, até a publicação desta reportagem, a iniciativa mais organizada para receber as doações é de uma jovem de 26 anos, moradora de Patos de Minas.

“Quando a gente vê uma pessoa que tenta de tudo para continuar na escola, é algo que mexe. Não apoiamos, lógico, o que ele fez, mas por qual motivo fez. Ele errou, mas várias pessoas se sensibilizaram querendo ajudar, eu procurei a família dele e organizei algumas formas de receber as doações”, explica ao BHAZ a engenheira civil Jênniffer Magalhães.

+ Com pai preso e mãe desempregada, menino é detido após furtar fichário para estudar

A jovem já adianta que o grupo não vai arrecadar dinheiro. “Não vamos mexer com dinheiro, mas material escolar e de higiene. O primeiro objetivo é repassar à família do adolescente, mas, como as escolas de Patos estão precárias, vamos distribuir para colégios e bairros em situação de vulnerabilidade social”, afirma.

“A precariedade das escolas dá dor no coração. Não tem o básico”, complementa. São aceitos materiais escolares novos ou usados em bom estado de conservação, e de higiene pessoal, como desodorante, escova e pasta de dente, sabonete.

+ Mãe, à procura de oportunidade, foi surpreendida pelo furto praticado pelo filho: ‘Vai ficar muito tempo de castigo’

Para os moradores de Patos de Minas, o ponto de recebimentos de doações será o Império das Capas (Praça Desembargador Frederico, 34, Centro), cujo espaço foi disponibilizado pela proprietária na sexta-feira e sábado, das 8h às 19h. No domingo pela manhã, o material arrecadado será distribuído no bairro da família do adolescente. “Quem quiser participar também está convidado”, reforça Jênniffer.

Para quem mora longe da cidade, a solução encontrada pelo grupo é comprar material escolar em uma lista de papelarias (veja abaixo). “Vamos buscar todo o material e distribuir por escolas e bairros de Patos”, compromete-se. Quem quiser mais informações, um grupo no WhatsApp foi criado: clique aqui para ingressar no mesmo.

O BHAZ ainda aguarda retorno do Conselho Tutelar, direção do colégio e da prefeitura da cidade, que garantiram responder os questionamentos nesta quarta-feira (13). Uma nova reportagem será publicada assim que tivermos o retorno.

Confira:

Ponto de doações: Império das capas (Praça Desembargador Frederico, 34) ??????
Doações devem ser feitas até sexta dia 15/02 – Das 08:00 às 19:00.
Doações arrecadadas para serem entregues no Pizzolato no domingo 17/02 pela manhã.
?????✏????
De preferência materiais escolares novos ou usados em bom estado de conservação.
Itens de higiene pessoal como desodorante, escova e pasta de dente, sabonete. São importantes para as crianças irem limpinhas e cheirosas para escola.?
Caso queiram conhecer a família o endereço é: Endereço da mãe é Av. A, 750 B. Pizzolato.

Lista das papelarias:

* A lista será atualizada assim que novos endereços forem divulgados

Papelaria Principal (rua Olegário Maciel, 211 – Centro, Patos de Minas – (34) 3821-2160)

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!