Mais de 40 blocos inauguram o Carnaval de BH neste fim de semana; confira tudo aqui

O fim de semana chega com a largada oficial para o Carnaval 2019. O sábado marca o início do calendário da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) para a festa, que vai de 16 de fevereiro até o dia 10 de março. São 49 cortejos em todas as regiões da capital. Confira e escolha o bloco que é a sua cara:

Sexta, 15 de fevereiro

Eu Avisei*
Local: Armazem do Campo. Avernida Augusto de Lima, 2136
Horário: 19h
Valor: Gratuito

Sábado, 16 de fevereiro

Cidade Nova Pirô
Descrição : O bloco surgiu do encontro de amigos que gostam de carnaval de rua, marchinhas, etc.
Horário: 10:00
Endereço de concentração: PRACA BARAKAT ISSA BARAKAT, 6
Bairro concentração: Cidade Nova

Bloco Fanfarra Feminina Sagrada Profana
Descrição : O Bloco Fanfarra Feminina Sagrada Profana saiu pela primeira vez em 2017, nas ruas do bairro Santa Tereza. É composto unicamente por mulheres e sua criação está intimamente ligada ao Feminismo. Sua bateria é formada por cerca de 70 mulheres entre sopros, metais e percussão e seu objetivo é dar voz e vez às mulheres.
Horário: 13:00
Endereço de concentração: RUA PRELUDIO, 309
Bairro concentração: Santa Amélia

Trema na Linguiça
Descrição : O Trema na Linguiça é o Bloco oficial do Mackenzie Esporte Clube e um dos primeiros a tomar as ruas da capital mineira, abrindo o carnaval de rua de BH.
Horário: 12:00
Endereço de concentração: RUA BENVINDA DE CARVALHO, 301
Bairro concentração: Santo Antônio

Bloco das Vacas loucas 
Descrição : Surgiu há dois anos, quando os integrantes se reuniram numa rodada de músicas. São dez integrantes, com instrumentos diversos – pandeiro, cavaquinho etc. – e estilos de música variados.
Horário: 12:00
Endereço de concentração: RUA SAO CLEMENTE, 594
Bairro concentração: Bom Jesus

Tira eu de perto de mim
Descrição : São 50 pessoas tocando percussão e um veículo com som automotivo acompanhando a galera.
Horário: 13:00
Endereço de concentração: AVENIDA MAGENTA, 65
Bairro concentração: Vitória

Bloco do Cantinho
Descrição : O bloco surgiu a partir da ideia de, no carnaval, realizar um grande encontro dos músicos e diversos artistas que se apresentaram no nosso quintal durante o ano de 2018. Trazendo o que há de melhor na música popular brasileira e suas vertentes!
Horário: 14:00
Endereço de concentração: AVENIDA PAES DE ABREU, 16
Bairro concentração: Ermelinda

Rola Real
Descrição : O evento será realizado no dia 16 de fevereiro de 2019 (sábado), no horário das 10 até as 18 horas. Pela primeira vez, teremos o apoio dos Aflitos Bateria Show.
Horário: 12:00
Endereço de concentração: RUA MONTES CLAROS, 1074
Bairro concentração: Anchieta

Carna Flora
Descrição : O bloco é formado por moradores do bairro Floramar e adjacências. Conta com 50 integrantes na bateria. Instrumentos básicos: surdos, malacaxetas, repeniques, tamborins, ganzás, naipe de metais. Estilos musicais: samba enredo, marchinhas, axé, funk etc. Perspectiva de público: 5 mil foliões.
Horário: 10:00
Endereço de concentração: RUA JOSE SOARES, 134
Bairro concentração: Floramar

Unidos de Guadalupe
Descrição : O bloco surgiu através da ideia do Padre Junior, de fazer um carnaval para todos, crianças, idosos, jovens, católicos, evangélicos e adultos, em um ambiente festivo, mas muito respeitoso. Precisamos desmistificar que carnaval é bagunça e religiosos não podem curtir. Vamos curtir, sim!!!
Horário: 14:00
Endereço de concentração: RUA CASTELO DE ALCAZAR, 51
Bairro concentração: Castelo

Samba da Feirinha
Descrição : O bloco Samba da Feirinha tem como propósito o fortalecimento do samba na região Oeste. O samba já acontece há pelo menos oito anos durante a Feira de Artesanato da Av. Silva Lobo. São percussionistas e cantores que se revesam numa roda de samba. O repertório trará sambas tradicionais e marchinhas.
Horário: 11:30
Endereço de concentração: RUA MARECHAL FOCH, 11
Bairro concentração: Grajaú

Agora eu animei
Descrição : O Bloco do Sorriso foi criado através de um grupo de amigos que frequentam a Cantina do Sorriso, situada na esquina das ruas Camões e Visconde de Taunay no bairro São Lucas – BH, com o intuito de apresentar um carnaval diferenciado com o melhor de nossa música. Atendeu em media de 400 pessoas.
Horário: 14:00
Endereço de concentração: RUA LIGNITO, 89
Bairro concentração: Santa Efigênia

UsRetrÔ
Descrição : O bloco surgiu em 2016, porém ficou parado. Temos uma bateria com uma média de 50 a 60 pessoas. Nossa expectativa é levar a cultura carnavalesca para a charmosa Avenida Fleming, na Pampulha, proporcionando muito samba no pé, alegria e muito amor a todos que aparecerem para conferir.
Horário: 10:30
Endereço de concentração: AVENIDA FLEMING, 200
Bairro concentração: Ouro Preto

Com Sagrados
Descrição : Surgiu em 2016 no bairro Sagrada Família. Temos 48 integrantes da bateria com surdo, caixa, repique, tamborim, agogô, xique-xique. Estilo musical: todos.
Horário: 12:00
Endereço de concentração: AVENIDA PETROLINA, 28
Bairro concentração: Sagrada Família

Malandros da Savassi
Descrição : Inicialmente com integrantes da família Guilherme, conta com irmãos, companheiros, filhos e agregados.
Horário: 13:00
Endereço de concentração: RUA PERNAMBUCO, 1078
Bairro concentração: Savassi

Bloco dos Spartanos
Descrição : O Bloco dos Spartanos visa ao avivamento da memória dos milhares de frequentadores do Sparta Voley Clube, durante o auge dos grandes Bailes Carnavalescos que eram realizados dentro dos mais variados Clubes da Grande BH.
Horário: 14:00
Endereço de concentração: RUA CASTIGLIANO, 1216
Bairro concentração: Monsenhor Messias

Bloco Queimando o Filme
Descrição : O Bloco Queimando o Filme surgiu em 2014 e, hoje, tem uma bateria com quase 100 pessoas. São tocadas músicas tradicionais do Carnaval de Belo Horizonte, mas o foco principal, por se tratar de um bloco do audiovisual, é tocar músicas famosas de cinema e seriados.
Horário: 09:00
Endereço de concentração: RUA MARMORE, 588
Bairro concentração: Santa Tereza

Tamborins Tantãs
Descrição : Único bloco do Brasil cuja formação da bateria é exclusivamente de tamborins. Estreante no Carnaval de BH em 2018, o Tamborins Tantãs está investindo na pesquisa melódica, criando variações, substituindo a marcação grave pela exploração completa do instrumento. Será um desfile irreverente e alegre!
Horário: 17:30
Endereço de concentração: AVENIDA AUGUSTO DE LIMA, 744
Bairro concentração: Centro

Bloco ZN 
Descrição : O bloco família ZN surgiu em 2014, como uma brincadeira entre amigos, com ensaios de bateria no centro cultural do bairro. O bloco resolveu expandir essa brincadeira para toda a sua comunidade e, daí por diante, todos os anos está na rua com muita diversão para todos.
Horário: 16:00
Endereço de concentração: RUA SOUZA GOMES, 3
Bairro concentração: São Bernardo

#MEXIANA
Descrição : O bloco #Mexiana surgiu de um grupo de amigos e comerciantes da região do Renascença que se reuniam aos fins de semana na avenida Mexiana (hoje avenida Clara Nunes). O bloco traz alegria, charme, descontração, muita música e brincadeiras para lembrar histórias da importante via da capital.
Horário: 14:00
Endereço de concentração: RUA INDIANOPOLIS, 992
Bairro concentração: Renascença

Carnaval da Vila Tiradentes 
Descrição : O Bloco da Vila Tiradentes desfilará pela primeira vez neste ano. A proposta é realizar, na tarde de sábado, uma marchinha que caminhará pelas ruas do Concórdia. A concentração será na Praça do Concórdia e a dispersão no Campo do Inconfidência.
Horário: 09:00
Endereço de concentração: RUA TAPIRA, 20
Bairro concentração: Concórdia

Morreu Bahia
Descrição : Nosso bloco é homenagem à Bahia. Queremos dar ainda mais luz ao axé dos anos 90 de Netinho, Olodum, Timbalada, Ivete entre outros, e fazer graça com a expressão belorizontina “Morreu Bahia”.
Horário: 15:00
Endereço de concentração: AVENIDA ALVARES CABRAL, 370
Bairro concentração: Lourdes

Truck do Desejo*
Local: Armazem do Campo. Contorno, 9894 – Barro Preto
Horário: 9h
Valor: Gratuito

Eu Avisei*
Local: Rua Conselheiro Rocha, próximo ao Bar do Orlando no Santa Tereza
Horário: 14h
Valor: Gratuito

WS Elétrico convida Bloco Filhos da PUC*
Local: O Rei Raja
Horário: 15h
Ingressos: 10,00 pelo Sympla

Bloco Coceira no Bibico*
Local: Laicos Bar. Rua Ceará, 1580 – Savassi
Horário: 13h
Valor: Gratuito

Domingo, 17 de fevereiro

Bartucada e Xai Xai
Descrição : O bloco foi fundado em 1972, em Diamantina, por um grupo de amigos, com o objetivo de fazer o melhor carnaval de rua do Brasil, arrastando milhares de foliões e tocando todos os gêneros em ritmo de samba. Possui 25 integrantes na bateria, três vocais e os instrumentos: surdo 1, 2, 3, caixa, repique, tamborim e rocar. Harmonia: guit, bx, tecl, sax, pet, bone.
Horário: 13:00
Endereço de concentração: RUA SERGIPE, 786
Bairro concentração: Savassi

Bloco do Portão
Descrição : O Bloco do Portão surgiu da reunião de pessoas que objetivavam a melhoria ambiental e cultural de Venda Nova.
Horário: 09:00
Endereço de concentração: RUA JOSE FERREIRA DOS SANTOS, 177
Bairro concentração: Jardim dos Comerciários

Bloco Ecléticos Pop
Descrição : O Bloco Ecléticos Pop foi criado para dar oportunidade a músicos de várias vertentes, homenagear o Carnaval de BH e atrair centenas de pessoas.
Horário: 15:00
Endereço de concentração: AVENIDA BRIGADEIRO EDUARDO GOMES, 645
Bairro concentração: Glória

VEMKENKÉ
Descrição : O Bloco Vemkenké surgiu em uma brincadeira de bar em 2011, ao se perguntar como fazia para participar, a resposta era Vemkenké, atrás de um carro de som ao ritmo de axé e marchinhas de carnaval que caiu na graça da comunidade, que espera o ano todo para ter um domingo de alegria, entretenimento e lazer.
Horário: 14:00
Endereço de concentração: RUA SENHOR SIMEONE, 256
Bairro concentração: Jonas Veiga

Filhas de Clara
Descrição : O bloco Filhas de Clara abre o Carnaval de Belo Horizonte homenageando a maior sambista de nosso Estado: Clara Nunes. Por iniciativa da cantora Aline Calixto, o bloco reunirá somente mulheres artistas, como a própria Aline Calixto, além de Nara Torres, Marina Machado, dona Elisa Pretinha, entre outras que compõem banda e bateria.
Horário: 12:00
Endereço de concentração: RUA TRINDADE, 654
Bairro concentração: Renascença

Os Desgarrados Filhos de Gaby
Descrição : O bloco faz parte do bloco do seu pai e filhas de Gaby.
Horário: 12:00
Endereço de concentração: RUA CRISTINA, 1218
Bairro concentração: Santo Antônio

Bloquete
Descrição : Venha para o melhor bloco da Zona Leste! Axé antigo? Temos! Pagode anos 90? Temos! Marchinha? Temos! Bloco parado; suas pernas agradecem! Vem pro Bloquete!!!
Horário: 16:00
Endereço de concentração: AVENIDA PETROLINA, 28
Bairro concentração: Sagrada Família

Bloco AfrOdum 
Descrição : O bloco é um projeto da Associação Cultural Odum Orixás (1972). Em 2005 surgiu o bloco que desfilou na categoria de afoxé no carnaval da Via 240, em Belo Horizonte, com 300 componentes. Em 2018 retornou com 200 componentes, tocando percussão e atraindo 2 mil foliões na região Centro-sul.
Horário: 14:00
Endereço de concentração: AVENIDA CARANDAI, 630
Bairro concentração: Santa Efigênia

BLOCO ZN 
Descrição : O bloco família ZN surgiu em 2014, como uma brincadeira entre amigos, com ensaios de bateria no centro cultural do bairro. O bloco resolveu expandir essa brincadeira para toda a sua comunidade e, daí por diante, todos os anos está na rua com muita diversão para todos.
Horário: 16:00
Endereço de concentração: RUA SOUZA GOMES, 3
Bairro concentração: São Bernardo

O Grande Bloco do Encontro
Descrição : Diferentes blocos e coletivos da Região Oeste de BH compõem o Grande Bloco. Parque JA e Coletivo Parque Jardim América, Bloco Arrasta – Bloco de Favela, Coletivo M.A.T.U., Bloco Bethânia Custosa, Bloco União do Oeste, juntos, defendem a diversidade, o direito à cidade, a ocupação dos espaços públicos, o meio ambiente, a agroecologia e modos de vida sustentáveis. O Bloco valoriza os encontros e vivências, e por isso exalta e cantam a natureza, os povos originários, as mulheres, os cantadores, violeiros e sertanejos. O público alvo são todos aqueles que defendem essas pautas. “Apoiamos também a campanha NÃO É NÃO, por um Carnaval sem assédio”, declara a organização.

Horário: 09:00
Endereço de concentração: RUA GAMA CERQUEIRA, ESQUINA DE RUA JABOTICABAL
Bairro concentração: Bairro Jardim América

Dá Nada Pra Nós
Descrição : O bloco surgiu como uma reunião de amigos animados com festas e encontros descontraídos e divertidos entre amigos e pessoas de várias idades e estilos. Gostamos de tudo um pouco. Inicialmente eram 25/35 pessoas, mas com previsão de aumentos expressivos de novos participantes com o apoio da PBH.
Horário: 09:00
Endereço de concentração: RUA ESTANCIA, 29
Bairro concentração: Nova Vista

BARIMBAR
Descrição : O bloco surgiu em 2006, sempre acompanhado da Charanga dos Bororos. A charanga tem por volta de 15 integrantes que tocam marchinhas de carnaval. O bloco é uma confraternização de amigos.
Horário: 12:00
Endereço de concentração: RUA CARATINGA, 535
Bairro concentração: Anchieta

Bloco Alberto Cintra
Descrição : Primeira edição do bloco. Bateria de percussão com apresentações de rock, sertanejo e axé.
Horário: 14:00
Endereço de concentração: RUA ALBERTO CINTRA, 105
Bairro concentração: União

Carnazaré- carnaval para todos !
Descrição : O bloco de carnaval surgiu em 1994, no Nazaré, pelos moradores que resgataram as atividades de carnaval no bairro. Em 1995, mais de cinco mil pessoas participaram dessa tradicional festa popular, com atividades de acrobacias com motos e carnaval de rua, através do desfile do bloco.
Horário: 09:00
Endereço de concentração: RUA ANIS, 150
Bairro concentração: Belmonte

CEFET Com Banana
Descrição : O CEFET com Banana é o bloco de carnaval do CEFET-BH. Organizado pela Bateria Unificada Infernal, promete reunir todos os talentos do Centro Federal, para levar muita música boa para todas as idades. O lema é não deixar ninguém parado e fazer muita folia com hits de todos os ritmos musicais.
Horário: 12:00
Endereço de concentração: RUA MAGI SALOMON, 832
Bairro concentração: Salgado Filho

Pega No Piston
Descrição : O Bloco Pega no Piston, anteriormente Pega que Sara, tem como objetivo a valorização da cultura dos sopros dentro do carnaval de rua de Belo Horizonte. É o único bloco em que os sopros são os protagonistas e, pra isso acontecer, mantém uma bateria pequena e fechada.
Horário: 13:00
Endereço de concentração: PRACA ZAMENHOF, 23
Bairro concentração: Floresta

Bruta Flor|
Descrição : Fundado em 2015, o Bruta Flor é um bloco de carnaval formado exclusivamente por mulheres. Empoderamento, representatividade e fortalecimento embasam as ações do grupo, que hoje compreende a formação de um repertório autoral com músicas de cantautoras residentes em Belo Horizonte.
Horário: 13:00
Endereço de concentração: PRACA RUI BARBOSA, 50
Bairro concentração: Centro

O bloco do prazer
Descrição : Bloco com base no ritmo frevo.
Horário: 08:00
Endereço de concentração: AVENIDA AFONSO PENA, 1900
Bairro concentração: Funcionários

Cavalo Marinho em BH
Descrição : O Bloco Cavalo Marinho em BH surgiu nas oficinas realizadas no Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira. Orquestra com 14 pessoas. Pretendemos levar a cultura popular de raiz para troca de vivências culturais com a cultura mineira, diversificando e enriquecendo o carnaval local.
Horário: 10:00
Endereço de concentração: RUA PARAISOPOLIS, 946
Bairro concentração: Santa Tereza

Trem bala
Descrição : O bloco foi criado por três amigos, com marchinhas de carnavais. O repertório foi crescendo e se refinando e hoje temos todos os tipos de música, para todos os públicos, com uma bateria de carnaval em estilo monobloco batucada e valorizando sempre sucessos do passado.
Horário: 09:00
Endereço de concentração: AVENIDA BERNARDO MONTEIRO, 1145
Bairro concentração: Funcionários

Vacas loucas
Descrição : Surgiu há dois anos, quando os integrantes se reuniram numa rodada de músicas. São dez integrantes, com instrumentos diversos – pandeiro, cavaquinho etc. – e estilos de música variados.
Horário: 12:0
Endereço de concentração: RUA SAO CLEMENTE, 594
Bairro concentração: Bom Jesus

Bloco Show
Descrição : Criado em 2004, o bloco é formado por 80 percussionistas (surdos, caixa e repeniques). O repertório é formado por axé raiz, músicas infantis e lançamentos nacionais e internacionais. O desfile é uma mostra pública de uma iniciativa preventiva da Polícia Militar para jovens das comunidades da RMBH.
Horário: 14:00
Endereço de concentração: RUA IARA, 202
Bairro concentração: Pompéia

Os Jacarés e as Capivaras
Descrição : O bloco “Os Jacarés e as Capivaras” surgiu, através de conversa com os moradores do bairro Copacabana, na região da Pampulha, pela paixão pelo carnaval de um presidente de escola de samba de BH.
Horário: 15:00
Endereço de concentração: AVENIDA GUARAPARI, 42
Bairro concentração: Santa Amélia

BaBaDan Banda de Rua
Descrição : O Bloco BaBaDan Banda de Rua inspira-se no comportamento musical de bandas dos tempos do Brasil Colônia, explorando a sonoridade de instrumentos de sopro, e introduz na sua base percussiva os tambores de couro das Congadas de Minas Gerais. É composto por 20 sopristas, 10 percussionistas e uma ala de dança.
Horário: 13:00
Endereço de concentração: RUA PAQUEQUER, 8
Bairro concentração: Bonfim

Muro dos Poetas & Poesias – Confraria dos Poetas, Poetisas & Artistas
Descrição : Este grupo é de poetas, poetisas e amigos da boa literatura poética. Estamos fazendo homenagem aos escritores que viveram em Belo Horizonte. Fizemos para Carlos Drummond de Andrade e Pedro Nava. Os eventos consistem em saraus, fixação de placa de inox onde eles moram em Belo Horizonte.
Horário: 10:00
Endereço de concentração: RUA PARAISOPOLIS, 946
Bairro concentração: Santa Tereza

Bloco do Bigode*
Local: Rua 25 de agosto, 425 – Aparecida
Horário: 11h
Valor: Gratuito

Corte Devassa*
Local: Teatro 171. Rua Capitão Bragança, 35 – Horto
Hora: 15h
Valor: Gratuito

Embriagalo*
Local: Pulero 2013. Francisco Sá, 76 – Prado
Hora: 13:30
Valor: Não informado

Bloco Magalhães – Ensaio Geral*
Local: Arena Túnel (Av. Cristiano Machado, 65 – Floresta)
Horário: 15h
Valor: $20

Bloco Fúnebre*
Local: Calpão Paraíso. Rua Cachoeira Dourada, 44 Santa Efigênia
Horário: 15h
Valor: $10

Fala, Tambor*
Local: Praça Floriano Peixoto
Horário: 15h às 18h
Valor: Gratuito

* Blocos que ensaiam neste fim de semana. Não integram a listagem de cortejo do pré-Carnaval oficial.

Sinara Peixoto

Formada em Comunicação Social com Ênfase em Jornalismo no Centro Universitário de Belo Horizonte e com pós-graduação na PUC Minas em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa. Atuou como editora na CNN Brasil, desde a estreia do veículo no país, e na edição do Portal BHAZ. Também despenhou várias funções ao longo de 7 anos na TV Record Minas, onde entrou como estagiária.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!