Defesa Civil emite alerta de pancadas de chuva e ventos de até 50 km/h em BH

Amanda Dias/BHAZ

Chove agora em alguns pontos da capital e já choveu em outros locais, na manhã desta sexta-feira (15). A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu um alerta, que áreas de instabilidade atmosférica provocam pancadas de chuva, trovoadas e rajadas de vento em torno de 50 km/h. O volume de chuva previsto é de 20 a 40 milímetros, com validade até às 8h deste sábado (16).

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão para o fim de semana é de mais chuva. A temperatura mínima para este sábado é de 18ºC e a máxima 25ºC. Já no domingo, a mínima se mantem em 18ºC e a máxima não passa dos 23ºC.

Orientações de segurança

A Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil recomenda que as pessoas evitem áreas de inundação. Além disso, não trafeguem em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva, já que o nível das águas pode alterar rapidamente ocasionando transbordamentos.

O órgão ainda adverte para que os moradores da capital não se abriguem e nem estacionem debaixo de árvores, pois elas podem cair e causar graves acidentes. Atenção especial também em áreas de encostas e morros.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!