Prefeitura recolhe cães de rua, os abandona em lixão na Zona da Mata e revolta moradores

Cão Sem Dono/Divulgação

A ONG de proteção animal Cão Sem Dono denunciou que a Prefeitura de Abre Campo, na Zona da Mata, estaria recolhendo cães de rua e abandonando no lixão da cidade. Uma foto de funcionários colocando animais em um caminhão e levando para o local, há três quilômetros do Centro, viralizou nas redes sociais e revoltou moradores. Por nota, a prefeitura informou que trata-se de um “fato isolado, que induz a falsa impressão de maus-tratos aos animais”.

Em postagem feita na última terça-feira (12), a ONG afirma que os animais foram colocados no caminhão, presos a correntes, com suas vidas em risco. “Esta é uma atitude arbitrária, cruel e ilegal, já que a responsabilidade de cuidar dos animais da cidade é do prefeito e da prefeitura como um todo”, diz trecho da postagem.

“Confessamos que é uma das imagens mais tristes que já vimos nestes anos todos de proteção animal, pois ela representa tudo o que combatemos todos os dias: o abandono de animais e situação de maus-tratos”, diz a ONG em outro trecho da postagem.

Ainda segundo a rede de proteção, mais de 20 cães estariam no lixão, sem água ou comida, e trancados por um portão de segurança. A publicação já tem mais de 8 mil curtidas e 20 mil compartilhamentos.

Pelas redes sociais, moradores e internautas condenaram a atitude do órgão municipal. “Os moradores têm que fazer boletim de ocorrência de maus-tratos! Cabe punição exemplar ao prefeito”; “Gente, o que está acontecendo com o Brasil? Parece que as pessoas perderam a humanidade”; “Respeito e amor é um dever e não caridade. Os órgãos públicos têm dever de cuidar dos animais”, foram alguns dos comentários.

Prefeitura se posiciona

Por meio de nota, a prefeitura da cidade disse que recebeu denúncias que os animais estariam atacando populares, inclusive uma grávida. “Foi determinado que se retirasse esses animais da rua, tendo sido, levados, na verdade não para um lixão conformo noticiado, mas sim, para uma área específica da Usina de Triagem e Compostagem de Lixo, próximo inclusive à casa onde os colaboradores realizam as refeições e descansam”, diz a prefeitura em trecho da nota.

A prefeitura negou que a cidade tenha um lixão e que os animais da cidade sofram algum tipo de maus-tratos. “Eventuais excessos serão apurados como de praxe pela administração pública municipal”, disse o órgão.

Junto a nota, a prefeitura também enviou um “atestado médico que comprova o ataque à popular na 28ª semana de gravidez, conforme autorização da mesma, tudo para os fins de comprovações”.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!