Visitas guiadas ao Cemitério do Bonfim têm início neste domingo

(Amira Hissa/PBH+PBH/Divulgação)

Soa estranho fazer uma visita guiada por um cemitério? Hum… para uns pode parecer bizarro, mas a exemplo do cemitério Père-Lachaise, de Paris, ou da Recoleta, em Buenos Aires, Belo Horizonte também tem um projeto de visita guiada à mais antiga necrópole da capital: o Cemitério do Bonfim. Neste domingo (17) será retomada a programação de visita guiada ao espaço.

Inaugurado em 8 de fevereiro de 1897, pela Comissão Construtora da Nova Capital, o local é fonte de pesquisa de vários profissionais devido ao seu acervo histórico, caracterizado por esculturas decorativas de túmulos e mausoléus.

Muitas dessas são de autoria de escultores italianos que vieram para o Brasil em fins do século 19. Em todo o cemitério, podem ser observadas obras de arte de estilos diversos, desde a belle èpoque, o art déco, ao modernismo brasileiro.

Além da riqueza arquitetônica, o Bonfim é um importante patrimônio cultural da cidade, abrigando túmulos de personagens históricos como Padre Eustáquio, o ex-presidente da República, Olegário Maciel, ex-ministro da Marinha, Raul Soares, Julia Kubitschek, mãe de Juscelino Kubitschek, o jornalista e escritor Roberto Drumond, entre outros.

Projeto

O projeto “Visitas Guiadas ao Cemitério do Bonfim” é oferecido pela Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB), em parceria com a Universidade do Estado de Minas Gerais e com o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG).

Idealizadora do projeto, a historiadora e professora do Programa de Pós-Graduação da Escola de Design da Universidade Estadual de Minas Gerais, Marcelina das Graças de Almeida, salienta que, a exemplo das outras edições, a primeira visita do ano vai oferecer aos participantes a oportunidade de conhecer um espaço singular, com um acervo riquíssimo que não pode ser visto em outro lugar.

“Quem participar da atividade também vai conhecer histórias ímpares do ponto de vista etnográfico e religioso, como os túmulos de devoção marginal, ou aquelas que não são oficializadas pela igreja”, afirma a historiadora.

A professora esclarece que a maioria dos profissionais que desenvolvem ou participam, diretamente, das atividades das visitas guiadas são historiadores, seguidos por profissionais das áreas da Arquitetura, Turismo, Artes Visuais e Design. “Muitos procuram o projeto desejosos por entender o quê está sendo realizado ou buscam suporte e apoio para pesquisas que estão sendo desenvolvidas na graduação ou pós-graduação”, explica.

Como participar?

Os interessados em participar das visitas guiadas ao Cemitério do Bonfim devem se inscrever, gratuitamente, pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (31) 3277-7286. As vagas para a atividade são limitadas. Confira todas as datas da atividade no calendário anual que está disponível no portal da Prefeitura.

Da PBH

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!