Risco de rompimento de barragem da Vale faz moradores deixarem casas em Nova Lima

Divulgação/Vale

Pelo menos 170 moradores de Macacos, distrito de Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, precisaram deixar suas casas na noite deste sábado (16). É que uma barragem da Mina Mar Azul, pertencente à Vale, corre risco de romper. A estrutura tem cerca de 3 milhões de metros cúbicos de rejeitos à montante, mesmo tipo da barragem que rompeu em Brumadinho.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, 49 residências foram evacuadas de maneira preventiva. Elas fazem parte das moradias que constam em um plano de emergência. O nível de rompimento da barragem B3/B4 estava em 1, mas subiu para 2 depois que a auditoria não atestou a segurança da estrutura. A sirene do distrito, que fica a cerca de 25 km da capital, também foi acionada como pede o protocolo.

Equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil conferem as casas evacuadas para ter certeza que ninguém ficou para trás. Equipes de reforço estão a postos caso haja necessidade e, além disso, planos de contingência estão prontos para ser acionados. A chuva que atinge a região, de forma constante, desde essa sexta-feira (15) também motivou a ação.

De acordo com a Vale, as pessoas evacuadas estão sendo acolhidas e registradas no centro comunitário, onde receberão informações adicionais. Depois, elas serão acomodadas em hotéis da região.

Divulgação/Vale

 

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!