Após deixar saudades, Alcova Libertina volta às ruas de BH no Carnaval 2019

Facebook/ Reprodução

Um dos blocos mais queridos da capital volta às ruas de Belo Horizonte no Carnaval 2019, após deixar saudade em 2018. A Alcova Libertina, criada em 2011, no bairro de Santa Tereza, região Leste da capital, ficou fora da folia do ano passado por falta de patrocínio.

Neste Carnaval, o grupo que arrastou mais de 100 mil foliões no seu último desfile com clássicos do rock internacional e da música brasileira, retorna à festa mesmo sem financiamento.

Geraldo Paim, um dos idealizadores do bloco, conta o porquê do retorno, mesmo em meio a tantas dificuldades. “Voltamos por causa do público que construímos e da relação que temos com ele. O público é o único motivo pelo qual acreditamos no Carnaval da cidade. Não os vemos como algo alheio. Não temos uma proposta de atender e sim, de compartilhar. Não fazemos para eles e sim com eles”, destaca.

O Alcova está diretamente ligada ao movimento que fez do Carnaval de Belo Horizonte um dos maiores do país. Em 2011, após o então prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, proibir o uso das praças da cidade para manifestações culturais, os libertinos se juntaram a outros blocos e formaram a Praia da Estação, movimento de resistência que pedia a queda do decreto assinado por Lacerda. A decisão do prefeito foi revogada e os blocos seguiram com o Carnaval, ainda tímido, crescendo a cada ano, se tornando um dos destinos mais procurados do Brasil durante o período de folia.

Sobre a entrada de grandes patrocinadores à medida que o Carnaval da cidade foi crescendo, Geraldo Paim dá a posição do bloco. “F…..-se as marcas. O público foi quem construiu o Carnaval dessa cidade nessa retomada. Não dá pra dissociar o público dos blocos e dos inúmeros projetos e eventos que acontecem na cidade. O povo que construiu isso. Músicos e não músicos. Nós somos o público e também participamos do Carnaval ocupando a cidade. Acho que as pessoas que frequentam os nossos desfiles têm esse sentimento de compartilhar. Acho que a tendência do Carnaval é partir pra uma coisa Here we are now, entertain us (Na tradução livre do inglês: “Estamos aqui agora, entretenham-nos”,  mas a beleza do Carnaval que queremos manter é exatamente a orgia”, completa.

O bloco mantém a tradição e desfila no domingo de Carnaval (3). O horário e o local ainda não foram divulgados pelo Alcova Libertina. O último desfile foi na avenida dos Andradas, na região Leste de BH.

 

Sinara Peixoto

Formada em Comunicação Social com Ênfase em Jornalismo no Centro Universitário de Belo Horizonte e com pós-graduação na PUC Minas em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa. Atuou como editora na CNN Brasil, desde a estreia do veículo no país, e na edição do Portal BHAZ. Também despenhou várias funções ao longo de 7 anos na TV Record Minas, onde entrou como estagiária.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!