Home Notícias Política Zema desiste de ex-presidente da Samarco e anuncia novo diretor da Codemig

Zema desiste de ex-presidente da Samarco e anuncia novo diretor da Codemig

O governador Romeu Zema (Novo) anunciou o nome do engenheiro Dante de Matos para presidir a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig). O nome de Dante foi aprovado nesta sexta-feira (8) pelo conselho da companhia.

O nome de Dante não era a primeira opção de Zema para assumir o cargo. Inicialmente, o indicado seria o ex-presidente da Samarco, José Tadeu de Moraes. Contudo, a repercussão negativa do nome causou a queda de José.  

Segundo o governo, Dante foi escolhido em um criterioso processo seletivo. A definição seguiu os mesmos critérios adotados na escolha dos demais dirigentes do Governo de Minas: avaliação de currículos e processo de seleção. A posse do novo dirigente deve ser realizada nos próximos dias.

Quem é Dante de Matos

Dante de Matos é graduado em Engenharia Naval pela Universidade de São Paulo (USP), com especializações pela Fundação Dom Cabral e pelo Instituto Europeu de Administração de Empresas, da França. Possui vasta experiência em administração de empresas multinacionais e em start-ups, incluindo gestão de negócios envolvendo processos de turnarounds (termo usado no meio corporativo para indicar enfrentamento de situações de crise) e aquisição de plantas industriais.

Além de atuações em empresas brasileiras, Matos participou de conselhos administrativos e ocupou cargos gerenciais em organizações dos Estados Unidos, África do Sul, Chile, Inglaterra e Alemanha, o que inclui experiências em reconstituição financeira e reestruturação organizacional de grupos de grande porte.

Foi presidente e CEO para América Latina do grupo ESAB; gerente geral da ABB Ltda, do Chile; CEO do Welding Alloys Group, da Inglaterra; vice-presidente e membro do Conselho Diretivo da empresa de engenharia Paranasa; CEO da VDL, empresa do Grupo Mercedes-Benz; presidente da Outotec Tecnologia; e vice-presidente da Voith Máquinas e Equipamentos, entre outras funções.

Com Agência Minas

Comentários