Conhecido e consagrado na cena teatral brasileira em seus quase 50 anos de atuação, o Grupo Giramundo estreia nesta quinta-feira (14) o espetáculo Pirotécnico Zacarias, uma montagem que dialoga e experimenta as linguagens do teatro e do cinema, apresentando cinco adaptações de contos de Murilo Rubião, considerado um dos mais significativos escritores da literatura fantástica no Brasil.

O espetáculo é resultado da nova vertente de trabalho do grupo, que após mais de 30 anos atuando especificamente como um grupo de teatro passa a promover ações como a formação de um núcleo multimídia experimentador de uma cena de animação, convivendo com bonecos reais e suas versões digitais. Essa mistura do teatro de bonecos, vídeo, animação, música, dança e artes plásticas que originaram neste mais recente espetáculo do grupo, poderá ser vista a partir de quinta-feira no Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte (CCBB-BH). A temporada segue até 8 de abril.

O Giramundo, com mais de 30 anos de vida, tem vasto repertório distribuído em mais de 30 espetáculos, 1,5 mil bonecos confeccionados e objetos de cena, além da participação na formação teatral de diversos nomes importantes da dramaturgia e teatralidade contemporânea do país.

A peça

Em Pirotécnico Zacarias, o público é convidado a acompanhar a história do próprio protagonista, seguida pelas adaptações de O ex-mágico, Teleco, O coelhinho, O bloqueio e Os comensais

O espetáculo traz como novidade a influência do cinema no campo da linguagem e na própria construção da composição de cena. Contudo, apesar de seguir uma nova linha de experimentação no que diz respeito às possibilidades técnicas e linguísticas do teatro, a montagem mantém o rigor metodológico e a atenção estética no planejamento e produção que é adotado pelo Giramundo desde a década de 70. Assim, incorpora formas e temas adultos, dialogando com questões formais, plásticas e políticas complexas e essências para o mundo contemporâneo, seja para o contexto cultural e social, ou para a cena teatral.

“Os contos de Murilo Rubião são surpreendentemente contemporâneos e importantíssimos para a cultura brasileira, apesar de não serem tão populares entre o público. À medida que realizamos as adaptações e experimentações para construção do espetáculo, percebemos que eles vão ficando cada vez mais eloquentes e que possuem traços cinematográficos fortes. Por isso, enxergamos não só a necessidade, mas também a importância em trazer vida à obra de Rubião”, conta o diretor Marcos Malafaia.

Após as quatro semanas de temporada no CCBB-BH, a montagem inicia a circulação pelo o Brasil, percorrendo as unidades do CCBB em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Serão ao todo, 107 apresentações do espetáculo, transformando-se na maior temporada da história do grupo Giramundo desde a sua fundação, em 1970.

Serviço

Estreia do espetáculo “O Pirotécnico Zacarias” – Grupo Giramundo  

Quando? De 14 de março a 8 de abril

Onde? Centro Cultural Banco do Brasil BH (Praça da Liberdade, 450 – Funcionários)

Horário: Quinta à segunda, às 20h

Ingressos: R$ 30 – inteira; R$ 15 – meia

Classificação:  12 anos

Duração: 70 minutos

Comments are closed.