Home Veículos Acelera aí [Acelera Aí] Honda mostra protótipo elétrico que entra em produção este ano

[Acelera Aí] Honda mostra protótipo elétrico que entra em produção este ano

A marca japonesa aproveita o Salão Internacional de Genebra, na Suiça, de 7 a 17 de março, para apresentar o Honda e Prototype, o primeiro veículo compacto da marca a ser projetado sobre uma plataforma desenvolvido especificamente para um veículo elétrico. Ele tem autonomia de mais de 200 quilômetros e baterias que pode atingir 80% da carga total em 30 minutos de carga rápida.

Honda e Prototype at Geneva International Motorshow

Urban EV

Pode-se dizer que o Prototype é quase uma versão do produção do conceito Urban EV (mas com quatro portas em vez de duas), mostrado no Salão do Automóvel de Frankfurt de 2017. É um hatch elétrico com tração traseira que tem autonomia para mais de 200 quilômetros. A Honda disse que o e Prototype entra em produção no fim deste ano e, inicialmente, as vendas se destinam a vários mercados europeus.

“HONDA E PROTOTYPE” WORLD PREMIERE AT GENEVA INTERNATIONAL MOTORSHOW 2019

O protótipo tem linhas simples, bonitas, harmônicas e aerodinâmicas. Na frente, um painel preto grande, côncavo e em forma de losango abriga um distintivo Honda e dois grandes faróis de LED redondos. A única entrada de ar é uma pequena abertura na parte inferior do para-choques, que é cercada por duas pequenas luzes de neblina. Na frente do capô está a tomada de recarga das baterias e luzes de LED são visíveis através do painel de vidro para mostrar o status da carga.

“HONDA E PROTOTYPE” WORLD PREMIERE AT GENEVA INTERNATIONAL MOTORSHOW 2019

Equilíbrio e aerodinâmica

Para ajudar na aerodinâmica, as maçanetas da porta são embutidas, as rodas traseiras estão escondidas no coluna “C” e no lugar de espelhos retrovisores, estão câmeras que levam imagens para a cabine. Na traseira, as lanternas também são redondas e usam luzes de LED.

Honda e Prototype at Geneva International Motorshow

Segundo a Honda, o interior do e Prototype foi projetado para proporcionar uma sensação de privacidade, com design minimalista e bancos revestidos de tecido. Três grandes telas dominam o painel, que é coberto por uma peça expansiva de madeira, e as duas telas menores em cada lado do interior são para as câmeras externas do protótipo (o espelho retrovisor também é uma tela digital).

Honda e Prototype at Geneva International Motorshow

Mercado europeu

A marca japonesa planeja que dois terços de suas vendas na Europa sejam eletrificadas até 2025, sendo que o protótipo foi projetado dentro desse objetivo. O carro de produção só será vendido inicialmente na Europa, com a produção começando no final do ano. No Brasil, o e Prototype, infelizmente, ainda demorar muitos anos para desembarcar.

Fotos: Honda/Divulgação

Honda e Prototype at Geneva International Motorshow

r

Acelera Ai

Acelera Ai

Jornalistas Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires são os editores do site Acelera Aí e da seção veículos do portal Bhaz

Comentários