Home Notícias Internacional Facebook e Instagram ficam fora do ar no Brasil e em outros países por quase 12h

Facebook e Instagram ficam fora do ar no Brasil e em outros países por quase 12h

O Facebook e o Instagram ficaram quase 12 horas fora do ar nessa quarta-feira (13), no Brasil e em diversos países do mundo. As redes de troca de mensagens, WhatsApp e Messenger, também apresentaram problemas. Usuários relataram instabilidade e falta de acesso desde às 13h30. As redes estabilizaram por volta das 23h30.

Não era possível comentar ou publicar conteúdos, em perfis ou páginas, no Facebook. Já no Instagram, os usuários receberam mensagens como “Erro de rede desconhecido” ou “Ops. Ocorreu um erro. Estamos trabalhando para resolvê-lo o mais rápido possível”. Algumas pessoas ainda relataram que não conseguiam atualizar o feed, postar stories ou enviar directs. Em outros casos, as pessoas tentaram deslogar e logar novamente, e, depois, perderam totalmente o acesso.

Além dos erros nessas redes sociais, o WhatsApp apresentou problemas para enviar áudios e imagens. O Messenger também teve falhas e mostrava somente conversas antigas.

Nos Trending Topics do Twitter, apareceu a hashtag #facebookdown como um dos assuntos mais comentados, ao longo do dia.

Veja o mapa de instabilidade do Facebook pelo mundo:

Facebook está instável no Brasil e em diversos países do mundo (Outage ReportDown Detector/Reprodução)

Pelo Twitter, usuários relatam diversos erros das redes sociais. Acompanhe:

Por meio do Twitter, o Facebook reconheceu o problema e disse que estava trabalhando na manutenção da plataforma. “Estamos cientes de que algumas pessoas estão atualmente tendo problemas para acessar a família de aplicativos do Facebook. Estamos trabalhando para resolver o problema o mais rápido possível”, postou a empresa.

Em um post, o Facebook negou que a instabilidade foi causada por um ataque cibernético do tipo “DDoS”, como são conhecidos os Ataques Distribuídos de Negação de Serviço. Esse tipo de ataque sobrecarrega os servidores com uma alta demanda de conexões.

Comentários