100 dias de governo

Romeu Zema reajustes
Pedro Gontijo/Imprensa MG/Divulgação

Por Romeu Zema, governador do Estado de Minas Gerais*

Olhar para frente e resgatar o orgulho de ser mineiro. Esta é a nossa missão. Estamos tomando medidas e trabalhado sem medir esforços para, passo a passo, tirar Minas do vermelho. Foram 100 dias que se passaram e muito já foi feito com a visão e objetivos para o futuro. Mesmo diante de um cenário negativo e de uma crise financeira sem precedentes, o Governo de Minas resolveu fazer o que tem que ser feito para sairmos do atoleiro. Enfrentar a crise com muito trabalho e atuação em diversas frentes ininterruptamente, com bom senso, austeridade e foco no que mais importa, que são os mineiros. 

Com menos de um mês de governo, tivemos que agir rápido para enfrentar a maior tragédia em número de vítimas no nosso estado, com o rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho. Como pronta resposta, temos realizado a maior operação de busca e salvamento já realizada no Brasil, cobrado as responsabilidades sobre o desastre, amparado as famílias das vítimas e buscado soluções para aprimorar a sustentabilidade da atividade econômica que temos até no nome do nosso Estado: Minas Gerais. 

Para tantas frentes de trabalho, criamos um governo multitarefa com uma equipe de secretariado altamente competente e selecionada com as melhores práticas de recursos humanos e que vamos estender para os demais escalões com o programa “Transforma Minas”. Inédito na administração pública brasileira, esse é o nosso projeto de seleção de talentos, valorizando carreiras e capacidades técnicas. 

Estamos economizando para sanar dívidas bilionárias. A diferença negativa, entre receitas e despesas, prevista no orçamento deste ano é de R$ 11,4 bilhões. Além de um rombo de R$ 35 bilhões em dívidas. Entre elas, a contraída com as prefeituras, com a retenção de repasses, que acabamos de renegociar antes de completarmos 100 dias. Foi aprovado o plano, mediado pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais, para fazer esses pagamentos aos municípios. Também revogamos o decreto, editado pelo governo anterior, que criava a possibilidade de que os recursos dos municípios fossem retidos. 

Criamos ainda uma nova cultura de aplicação eficiente dos recursos para evitar desperdícios. A Reforma Administrativa vai reduzir em 47% a máquina pública estadual. Vamos simplificar a vida de quem quer empreender em Minas Gerais. Em todas as áreas em que somos vocacionados, como o agronegócio, que corresponde a mais de um terço do Produto Interno Bruto (PIB) mineiro e que precisa de segurança no campo para continuar alavancando a nossa economia. 

Para isso, temos feito melhorias também nos nossos processos de gestão, como a revisão de contratos, redução de despesas, extinção de regalias, além de leilões de veículos não utilizados e venda de aeronaves. São diversas ações que economizam milhões e que, se somadas, vão nos ajudar a sanar as dívidas bilionárias que temos que acertar daqui em diante. 

Além destas medidas de austeridade, é primordial finalizarmos a adesão ao programa de recuperação fiscal do Tesouro Nacional para ganharmos fôlego e podermos retomar os pagamentos dentro da normalidade que o nosso funcionalismo merece. 

Também criamos pela primeira vez encontros regulares entre governadores. Aqui, em Belo Horizonte, recebemos os chefes de estados e anunciamos a criação do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), destinado a discutir pautas conjuntas entre os estados com o maior Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, como o apoio à reforma previdenciária e um novo formato do pacto federativo, com a redistribuição de contribuições – ainda exclusivas da União – para estados e municípios, além de um consórcio interestadual para otimizar compras. 

Na infraestrutura, demos início às obras de reforma da pista do aeroporto regional do Vale do Aço, em Ipatinga. Em um governo com ações transversais, a Saúde e a pasta de infraestrutura trabalham em conjunto para retomar as obras dos hospitais regionais paralisadas e buscar parcerias na iniciativa privada para equipar e colocar em funcionamento essas unidades em caráter de urgência. 

Na Educação, vamos ter pela primeira vez os dirigentes das regionais escolhidos entre os servidores efetivos por meio de processo seletivo com crivo exclusivamente técnico. A segurança pública já conta com a expansão da tornozeleira eletrônica para o interior do Estado; aprimoramos conhecimentos científicos da Polícia Civil, e a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros estão sendo beneficiados com a ampliação da frota de viaturas e aquisições de equipamentos e treinamentos com as ações de ressarcimentos prévios que temos tomado perante a empresa responsável pela tragédia de Brumadinho. 

A área social, que trabalha intensamente no amparo às famílias das vítimas do desastre em Brumadinho, recebeu repasses que estavam com 26 parcelas atrasadas. Além de esta ser uma pasta fundamental do comitê pró-Brumadinho, com a visão de retomada da economia da região. Para isso, dentro da concepção de junção da Cultura com o Turismo, vamos criar uma linha de trem de ferro da estação central de BH para a cidade que sedia um dos marcos culturais mineiros, que é o Inhotim. 

O desenvolvimento econômico retomou a prospecção de parcerias para inovação e a consolidação mineira de celeiro de startups. Já anunciamos alguns bilhões de novos investimentos privados no Estado e tivemos o melhor fevereiro desde 2011 na geração de empregos em Minas. No meio ambiente, sancionamos imediatamente o projeto de lei vindo da Assembleia Legislativa, que torna mais rigorosa a lei para atividade da mineração. 

Outra inovação é o “Giro pelo Estado”, feito regularmente para conhecer a realidade, conversar com as pessoas e buscar soluções com o olhar voltado para o interesse público e dentro da realidade e diversidade do nosso estado. 

Com muito diálogo com prefeitos e prefeitas, além de vereadores (as), com as bancadas de deputados (as) estaduais e federais e senadores, com o Governo Federal, outros Estados, Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, entidades de classe e segmentos e a sociedade em geral, vamos avançar ainda mais para termos um Governo diferente e um Estado eficiente.


* Administrador de empresas pela FGV/SP, Romeu Zema é governador de Minas Gerais

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!