Home Veículos Acelera aí [Acelera Aí] Tiguan Allspace R-Line 350 TSI: leva sete com emoção

[Acelera Aí] Tiguan Allspace R-Line 350 TSI: leva sete com emoção

Andamos na opção topo de linha da segunda geração do utilitário-esportivo da Volkswagen, que cresceu em tamanho e ganhou visual renovado. A versão mais cara leva sete pessoas (cinco adultos e duas crianças), resgata a grife esportiva R-Line e é equipada com o eficiente e estimulante conjunto motor 2.0 TSI (de 220cv), câmbio DSG de dupla embreagem e sete marchas e tração integral.

Teste Tiguan Sete 2

Desenvolvida sobre a plataforma MQB, a segunda geração do Tiguan é produzida na fábrica de Puebla, no México, e está disponível no mercado brasileiro em três versões de acabamento e nas configurações com cinco e sete lugares. Avaliamos a versão topo de linha, batizada de Allspace R-Line 350 TSI. O “R-Line” resgata a grife esportiva que já vestiu outros modelos da VW no passado e o número é uma referência aos 350Nm de torque gerado pelo motor 2.0 TSI. Essa nomenclatura é aplicada na tampa traseira do carro.

Teste Tiguan Sete 3

Visual renovado

A nova geração do Tiguan traz um visual totalmente renovado. Na frente, destaque para a grade cromada que forma uma só conjunto com os faróis e as fileiras de luzes de LED; e a tomada de ar na cor preta, que abriga as luzes de neblina direcionais. A lateral é marcada por um forte vinco na altura das maçanetas das portas, pelas molduras plásticas na cor preta nos para-lamas e nas soleiras e pelas barras no teto. A traseira tem linhas mais simples, com destaque para as recortadas e horizontalizadas lanternas com luzes em LED. O Tiguan Allspace cresceu em relação à geração anterior: é mais comprido, mais largo, mais baixo e traz maior distância entre-eixos.

Teste Tiguan Sete 4

Por dentro, destaca-se o bom nível de acabamento. O design interno segue a mesma proposta das linhas externas, misturando elegância com esportividade. Chamam a atenção o painel de instrumentos digital (Active Info Display), o volante multifuncional com desenho esportivo, o sistema de infotainment Discover Media com tela colorida sensível ao toque de oito polegadas (bem completo e fácil de operar) e a modularidade da segunda fila de bancos, que têm várias regulagens, facilitando inclusive o acesso à terceira fila. Devido à boa distância entre-eixos, o espaço interno é amplo. Com cinco lugares, o porta-malas acomoda 686 litros e, com sete, 216 litros.

Teste Tiguan Sete 5

Um esportivo familiar

Em termos de performance, o Tiguan R-Line pode ser considerado um esportivo. Com turbo e injeção direta, o motor 2.0 responde rapidamente aos comandos do acelerador, com acelerações vigorosas e retomadas rápidas, fazendo o motorista esquecer que está num carro com proposta familiar e que pesa quase 1.800 quilos. Segundo dados da VW, a aceleração de 0 a 100km/h é feita em apenas 6,8 segundos e a velocidade máxima é de 223km/h. O câmbio DSG (automatizado de dupla embreagem e sete marchas) também ajuda nessa performance, com trocas rápidas e sem trancos.

Teste Tiguan Sete 7

Ajudada pelo sistema de tração integral 4Motion, que reparte de forma inteligente o torque nas rodas, a suspensão do Tiguan R-Line se equilibra bem mesmo nas curvas mais fechadas e de piso irregular. E sem sacrificar muito o conforto. Com todas essas qualidades e um pacote bem completo de equipamentos de conforto e segurança (confira na lista abaixo), o que pesa mesmo contra o Tiguan Allspace R-Line é o seu preço bem salgado. Completo, ele beira os R$ 200 mil.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Teste Tiguan Sete 9

Ficha Técnica

Motor – Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 2.0, 16 Válvulas, turbo e injeção direta de gasolina, que gera 220cv de potência (de 4.300rpm a 6.200rpm) e 35,7kgfm de torque (entre 1.600rpm a 4.200rpm)

Transmissão – Câmbio automático de dupla embreagem e sete marchas e tração integral

Direção – Assistência elétrica

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, multilink

Dimensões – Comprimento, 4,70m; largura, 1,86m; altura, 1,65m; e entre-eixos, 2,79m

Freios – A disco nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira e sólidos na traseira

Rodas e pneus – Rodas de liga de 19 polegadas, calçadas com pneus 255/45 R19

Tanque – 60 litros

Porta-malas – 686 litros (5 lugares) e 216 litros (7 lugares)

Peso – 1.785 quilos

Teste Tiguan Sete 11

Principais equipamentos – Ar-condicionado digital Climatronic com três zonas de resfriamento, freio eletrônico de estacionamento com função Auto-Hold, sistema de infotainment Discover Media, sensores de aproximação de obstáculos na dianteira e na traseira, sensor de chuva, sistema start/stop, seis airbags, controles eletrônicos de tração e estabilidade, detector de fadiga, indicador de perda de pressão dos pneus, faróis de neblina com a função cornering lights, sistema ISOFIX com top tether para fixação de cadeirinhas de criança, sete assentos, faróis em LED com DLA (assistente dinâmico de farol), retrovisores externos e banco do motorista com três memórias de posição, câmera traseira, volante multifuncional com design exclusivo, painel de instrumentos digital (Active Info Display), sistema Easy Open de abertura da tampa do porta-malas, controle adaptativo de velocidade de cruzeiro (ACC), seleção de perfil de condução, sistema Kessy (de abertura de portas por aproximação da chave e partida por meio de botão), Pro Active, Front Assist e City Emergency Braking.

Opcional – Teto solar panorâmico.

Preço – R$ 184.990. Com teto panorâmico e pintura perolizada, sobe para R$ 192.180.

Teste Tiguan Sete 10
Acelera Ai

Acelera Ai

Jornalistas Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires são os editores do site Acelera Aí e da seção veículos do portal Bhaz

Comentários