Home Notícias BH Avião que caiu no Caiçara estava com documentos vencidos; IML identifica piloto

Avião que caiu no Caiçara estava com documentos vencidos; IML identifica piloto

A aeronave que caiu no último sábado (13) no bairro Caiçara, na região Noroeste de Belo Horizonte, estava com a documentação irregular e proibida de realizar voos. O piloto que morreu no acidente teve a identidade revelada pelo Instituto Médico Legal (IML) após a realização de exames nesse domingo (14).

De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a Inspeção Anual de Manutenção (IAM) estava vencida desde janeiro deste ano. Além do IAM, o monomotor, de modelo francês Socata ST-10 Diplomate, estava com outro documento fora do prazo de validade: o Certificado de Aeronavegabilidade.

Indagada sobre possíveis sanções devido à irregularidade dos documentos, a Anac informou ao BHAZ que “primeiramente serão investigadas as causas do acidente”. Um inquérito foi aberto pela agência e não há prazo para a conclusão dos trabalhos.

Sobre outras aeronaves em Minas Gerais com situação irregular, a Anac informou que é necessário consultar o Registro de Aeronáutico Brasileiro (Anac Rab) com o número de matrícula do equipamento.

Identidade da vítima

A Polícia Civil divulgou que o piloto da aeronave era Francisco Fabiano Gontijo, de 47 anos.

Conforme a corporação, a identificação foi possível devido à realização de exames de impressão digital “necropapiloscopia” e odontológico médico legal (confronto de arcada dentária). Não foi necessário a realização do exame de DNA.

Nota da Polícia Civil na íntegra:

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) informa que o Instituto Médico Legal (IML) acaba de confirmar a identificação da vítima do acidente aéreo ocorrido ontem no bairro Carlos Prates, região noroeste de BH. Trata-se de Francisco Fabiano Gontijo, 47 anos.

A confirmação foi possível por meio de exames de impressão digital “necropapiloscopia” e odontológico médico legal (confronto de arcada dentária), dispensando-se assim, a necessidade de realização do exame de DNA.

Comentários