Bolsonaro concede honraria aos filhos e Zema não vai à cerimônia por compromissos

Antonio Cruz/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) concedeu nesta sexta-feira (3), data em que se comemora o Dia do Diplomata, a mais alta honraria diplomática brasileira, a Ordem do Rio Branco, a diversas personalidades.

A lista de agraciados continha ministros, governadores e representantes internacionais. Contudo, chama atenção o fato de que os filhos do presidente, Flávio e Eduardo Bolsonaro, também foram agraciados. Além disso, o guru do governo, Olavo de Carvalho, também estava entre os honrados.

O senador Flávio Bolsonaro e o deputado Eduardo Bolsonaro foram agraciados com o grau de Grande-Oficial, o segundo mais importante da Ordem do Rio Branco.

Já Olavo, foi agraciado com o Grã-Cruz, o mais importante da ordem. O vice-presidente da República, Hamilton Mourão; os ministros da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro; e da Economia, Paulo Guedes; e o embaixador de Israel, Yossi Shelley; entre outras autoridades, também foram agraciados. A cerimônia aconteceu no Palácio Itamaraty nesta sexta.

Desencontros

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), também consta na lista dos agraciados com a honraria do Grã-Cruz, publicada no Diário Oficial, no último dia 30 de abril. Contudo, o governador participou de reuniões em Minas nesta sexta e não pode ir à Brasília para receber o reconhecimento.

No dia 21 de abril, Zema concederia a Bolsonaro a Medalha da Inconfidência, a maior honraria de Minas Gerais. Contudo, o presidente também não veio a Minas Gerais, alegando que estaria com a família durante o feriado.

Ordem de Rio Branco

A Ordem de Rio Branco foi instituída pelo Decreto 51.697/1963 com o objetivo de reconhecer os serviços meritórios e virtudes cívicas de brasileiros e estrangeiros, além de estimular a prática de ações e feitos dignos da menção honrosa.

A condecoração faz referência ao patrono da diplomacia brasileira, o Barão do Rio Branco, e é concedida em cinco 5 graus: Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro, além de uma Medalha anexa à Ordem.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!