Vereador de BH, envolvido em ‘rachadinhas’, pode perder o mandato: ‘Se cair, entrego muita gente’

Abraão Bruck/CMBH

O vereador Claudio Duarte (PSL) corre o risco de perder o mandato em Belo Horizonte por quebra de decoro parlamentar. A Câmara Municipal (CMBH) aprovou o recebimento da denúncia feita por um cidadão e instaurou, nessa quinta-feira (2), a comissão processante que analisará o caso. Para o parlamentar, as denúncias são infundadas e ele lutará até o fim para provar a inocência.

Claudio e seu chefe de gabinete, Luiz Carlos de Souza Cordeiro, foram presos no começo de abril suspeitos de integrarem uma organização criminosa que praticava “rachadinhas”, crime que consiste em dividir os salários dos funcionários.

O pedido de verificação de quebra de decoro parlamentar foi apresentado por Mariel Márley Marra. No documento ele afirma que o esquema fez com que Claudio Duarte se beneficiasse com aproximadamente R$ 1 milhão.

+ Após ameaças de morte: Vereador de BH é preso por repartir salário de funcionários desde a posse

Em conversa com o BHAZ, Duarte disse que sua prisão foi “arbitrária”, visto que foi informado que ele teria ameaçado um funcionário de morte. “Essa acusação já caiu por terra, a pessoa foi ouvida e falou que não teve nada disso. Tem muitos interessados na minha queda”, disse.

Por unanimidade, denúncia foi aprovado pelos vereadores (Karoline Barreto/CMBH)

Após o pedido de investigação ter sido aprovado, em decisão unânime, pelos 39 vereadores, foi formada, por sorteio, a comissão processante. Os vereadores Coronel Piccinini (PSB), Mateus Simões (Novo) e Reinaldo Gomes MDB serão os responsáveis por conduzir os trabalhos.

O grupo terá 90 dias para analisar a denúncia e submeter ao Plenário o relatório final, apontando pela cassação ou não. O vereador somente poderá perder o mandato se assim for declarado por, pelo menos, dois terços (28) dos membros da Câmara.

Claudio Duarte disse ainda que seus oponentes na Câmara estão por trás do pedido de cassação do mandato. “O processo está sendo tocado para me prejudicar. Sabemos que tem dinheiro envolvido nisso e querem me caçar o quanto antes”.

Antes de acontecer a votação, o vereador Gabriel Azevedo (PHS) sugeriu que Claudio renuncie ao cargo, hipótese essa descartada por ele. “De maneira alguma vou renunciar. Vou até o fim e se cair, caio de pé e entrego muita gente com o rabo preso”, contou.

Atualmente, Claudio está afastado das funções parlamentares, no entanto, disse que recorrerá ao Judiciário. “A Casa está armada para que eu não volte, então vou recorrer ao poder Judiciário”, concluiu.

Com CMBH

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!