Briga entre torcedores do Cruzeiro e Goiás termina com duas pessoas baleadas na BR-040, em Sete Lagoas

BR-040, ponto de confusão da briga que envolveu torcedores de ambos os times (Google Street View+PM Divulgação)

Um briga entre torcedores do Cruzeiro e do Goiás terminou com duas pessoas feridas – uma baleada e outra com perfuração no tórax -, 31 pessoas encaminhadas a delegacia, 20 celulares e seis automóveis apreendidos. O confronto se deu no momento em que os torcedores do Goiás voltavam para casa, na BR-040.

Depois de assistir seus times se enfrentarem no Mineirão, com placar final de 2×1 para o time mineiro, nesse domingo (5), torcedores de ambos os times protagonizaram cenas de violência, na altura do bairro Jardim Universitário, km 473 da BR-040, em Sete Lagoas, cerca de 100 quilômetros de Belo Horizonte.

Segundo a PM, cruzeirenses pertencentes à torcida organizada Máfia Azul admitiram que tinham o objetivo de agredir os rivais, mas a ação não foi possível na saída do jogo devido à escolta montada pela PM. Houve, então, uma organização para interceptar o comboio da torcida do Goiás na altura de Sete Lagoas. 

Emboscada

Numa espécie de emboscada, a confusão começou por volta das 20h, segundo a PM, na estrada, quando cruzeirenses teriam interceptado os veículos dos torcedores do Goiás, dando início à confusão generalizada.

Militares do 25 Batalhão da PM, em Sete Lagoas, começaram a receber inúmeras ligações de que vários indivíduos dos times estariam se enfrentando com pedaços de paus, barras de ferro e arremessando pedras sobre carros e ônibus que transitavam pela 040.

O BPM, então, teria organizado um pelotão emergencial para atuar no confronto. Segundo o boletim de ocorrência (Reds), em um posto de combustível da 040, testemunhas teriam abordado os militares para relatar que uma pessoa que estava num ônibus de turismo e uma outra pessoa que transitava na via em uma van forma atingidas por pedradas e estilhaços, sendo socorridas por terceiros.

“Quando foi acionada, a PMMG recebeu a informação de que havia cerca de 150 pessoas se degladiando na rodovia, inclusive, arremessaram pedra contra as guarnições de militares do 25 BPM, que usaram bala de borracha, bomba de efeito moral e gás lacrimogênio para contornar a situação. Não houve feridos dessa ação”, informou a PMMG ao BHAZ.

PRF foi acionada

Os militares do 25 BPM acionaram, então, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) para dar cobertura e intervir na ação. A PRF informou quando chegou ao local, conseguiu separar as torcidas.

“A do Cruzeiro começou a se deslocar em direção ao Centro de Sete Lagoas, e foi solicitado o apoio da PMMG, responsável pela torcida do Cruzeiro. A equipe da PRF conduziu a torcida do Goiás, distribuída em ônibus e vans, para nosso posto, onde foi lavrado boletim de ocorrência, narrando os fatos, enumerando as vítimas, inclusive os feridos. Foi solicitado apoio da concessionária Via 040 e escoltamos o grupo até um local seguro, para que seguissem viagem. Nenhum torcedor do Goiás foi detido”, informou na manhã desta segunda-feira (6), o inspetor da PRF, Aristides Júnior.

Assista a um dos trechos da confusão, em imagens gravadas de um celular.

Baleados

Segundo a PM, dois torcedores cruzeirenses foram atingidos no tórax e e levados ao Hospital Municipal de Sete Lagoas. De acordo com a Polícia Civil, Pedro Marcelino Gonçalves, de 22 anos, foi baleado, passou por uma cirurgia e está fora de perigo.

O outro rapaz, Edmar Silva dos Reis, de 28 anos, teve perfuração no tórax – não se sabe se por tiro ou facada -, e também está hospitalizado. A primeira informação da Polícia Civil é que um torcedor do Goiás teria feito os disparos e fugido do local.

A PM informou ainda que dois torcedores do Goiás ficaram feridos, após serem agredidos a pauladas e pedradas, e foram socorridos. Outros dois homens que teriam participado ativamente das agressões teriam fugido em um carro, que teve a placa anotada. Eles foram detidos pela 11 Cia da PM em Prudente de Morais.

Todos os envolvidos detidos na confusão foram levados para a Delegacia da Polícia Civil de Sete Lagoas, onde assinaram termo circunstanciado de ocorrência (TCO) e foram liberados. Eles deverão se apresentar a uma audiência, posteriormente, no Juizado Especial Criminal, para responder pela confusão e pelas agressões.

O BHAZ tentou ouvir o Cruzeiro Esporte Clube e a torcida organizada Máfia Azul sobre a confusão, mas não teve sucesso. Nenhum dos telefones atendeu na manhã dessa segunda-feira(6).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!