Arcebispo dom Walmor Oliveira é eleito presidente da CNBB

Reprodução/Facebook

O arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, foi eleito como o novo presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A eleição aconteceu nesta segunda-feira (6), durante a 57ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida (SP).

“Nosso olhar deve permanecer voltado para os mais pobres, fortalecendo nossas ações no exercício da caridade, do amor, na busca da justiça, imprescindível para a construção da paz”, disse Walmor ao ser comunicado da decisão.

O arcebispo estará à frente da CNBB nos próximos quatro anos. Participaram da votação 296 bispos. Foram instaladas 17 urnas eletrônicas no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, local onde é realizada a Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida (SP).

Dom Walmor sucede ao arcebispo de Brasília (DF), cardeal Sérgio da Rocha. A cerimônia de posse acontece na manhã da próxima sexta-feira (10).

Dom Walmor

Walmor é doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma, Itália); mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico (Roma, Itália). Ele é formado em Filosofia e Teologia.

Nomeado pelo Papa Bento XVI, dom Walmor também é membro da Congregação para a Doutrina da Fé, desde 2009. Na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, o Arcebispo presidiu a Comissão para a Doutrina da Fé durante os exercícios 2003 a 2007 e de 2007 a 2011, com importante contribuição na nova tradução da Bíblia da CNBB. Também exerceu a presidência do Regional Leste II da CNBB – Minas Gerais e Espírito Santo.

Dom Walmor foi acolhido entre os membros da Academia Mineira de Letras e agraciado com os títulos de Cidadão Honorário de Minas Gerais, dos municípios de Caeté, Ribeirão das Neves, Contagem, Nova Lima e muitas outras cidades mineiras.

É associado honorário do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais. A Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (Faje), no ano de 2012, conferiu a dom Walmor o título de Doutor Honoris Causa.

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!