Paralisação: Motoristas da Uber vão cruzar os braços e tarifa pode ficar mais cara

Amanda Dias/BHAZ

Motoristas colaboradores do aplicativo Uber farão uma paralisação mundial nesta quarta-feira (8). De acordo com representantes da categoria, a paralisação afetará BH e região metropolitana e deve ter uma adesão de, pelo menos, 80% dos prestadores do serviço. Com isso, quem for utilizar o aplicativo, pode pagar tarifa dinâmica mais alta pelo número reduzido de motoristas.

De acordo com a União dos Motoristas, e com suporte da Frente de Apoio Nacional dos Motoristas Autônomos (Fanma), a principal reclamação é a taxa retida pelos aplicativos que, dependendo da distância e tempo percorridos, chega a 40% ou mais.

Em Belo Horizonte, serão dois pontos de concentração. No Mineirão, às 7h, e na Praça do Papa, às 9h. De acordo com a associação, o movimento será pacífico e os apoiadores são contra “qualquer atitude violenta ou desrespeitosa”.

“Nós ganhamos por quilômetro rodado. Queremos manter o valor cobrado ao passageiro, mas que a Uber nos dê um repasse melhor”, explica Antônio Ramos Martins , vice-presidente da Fanma.

De acordo com Martins, o alto valor do combustível é um dos agravantes. “Isso está nos tirando 50% do lucro, por causa do aumento. Além disso tem a manutenção do carro, e outros gastos”, completa.

Veja a nota da associação:

“Não queremos causar mais transtornos aos usuários, pois sabemos que hoje o transporte por aplicativos é uma realidade e faz parte da rotina nos brasileiros.

Sabemos também, que os Aplicativos podem querer manipular o valor das tarifas, para mais ou menos. Para mais, para atrair os motoristas indecisos ou para menos, para dizer que o nosso movimento não tem força.

Desde já afirmamos que estamos organizados e alinhados com todo o Brasil e já entramos em contato com o movimento #UberShutDown, nos EUA, para legitimar a nossa indignação global”.

A Uber foi procurada pelo BHAZ, mas afirmou que o posicionamento da empresa deve ocorrer somente nesta quarta-feira (8). A matéria será atualizada assim que houver um retorno.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!