Home Guia Bhaz DE GRAÇA! BH terá festa portuguesa com pratos típicos, vinhos e mais

DE GRAÇA! BH terá festa portuguesa com pratos típicos, vinhos e mais

A tradicional Festa Portuguesa já tem data e local marcados para acontecer este ano! A 9ª edição do evento chega a BH no dia 8 de junho (sábado) no entorno do Museu Abílio Barreto e promete trazer um gostinho especial das terras lusas para a capital. O evento acontece das 10h às 22h e terá estandes recheados de pratos típicos, vinhos e cervejas artesanais. Entrada GRATUITA.

Festa Portuguesa/Caca Lanari/Divulgação

Para que o público possa experimentar um pouco dos sabores da culinária de Portugal que foram importados para o nosso país, a festa contará com bolinhos de bacalhau, já bastante conhecidos dos mineiros, pastéis de nata, alheiras, sardinhas assadas, frango no churrasco, além de rótulos de vinhos portugueses do Verdemar e cervejas artesanais da Verace.

Entre os pratos mais elaborados, algumas opções prometem chamar a atenção, como Bacalhau Belorizontino, Sardinha Assada Mineirinha, Pudim de Vinho do Porto, Pastel de Feijão. Eles serão oferecidos por restaurantes daqui, mas que carregam um DNA bem português. São eles: Taberna Baltazar, Armazém Medeiros, Caravela, Restaurante do Porto, Tugas Culinária de Portugal, Doces de Portugal, Casa di Maria e Sorveteria Alento.

Além das atrações gastronômicas, o evento também traz apresentações musicais e artísticas da Banda da Polícia Militar, Charanga Pop, Choro por Elas, Grupo Folclórico Gil Vicente de dança tradicional portuguesa, Coral Luís de Camões e DJ convidado. Tudo isso em um ambiente arborizado e aconchegante com direito a espaço de piquenique para aproveitar sem pressa toda a programação luso-brasileira.

Concurso gastronômico

Inspirado na candidatura de BH à Rede das Cidades Criativas da Unesco, na categoria Gastronomia, o concurso gastronômico desta edição vai premiar os melhores pratos e sobremesas que melhor traduzam a influência da cozinha portuguesa na mineira. 

 9ª Festa Portuguesa 

Quando? 8 de junho (sábado), das 10h às 22h

Onde? Entorno do Museu Histórico

  • Portais de entrada: Rua Bernardo Mascarenhas, próximo à Avenida do Contorno, e Rua Bernardo Mascarenhas, esquina com Rua Tenente Brito Melo (em frente à Igreja Santo Inácio de Loyola). 

Quanto? Entrada gratuita

Mais informações? Acesse aqui

Comentários