Home Notícias Internacional Lua está encolhendo e tem falhas tectônicas em sua superfície, dizem cientistas

Lua está encolhendo e tem falhas tectônicas em sua superfície, dizem cientistas

A Lua está encolhendo e registra milhares de pequenas falhas em sua superfície. A informação foi divulgada por cientistas norte-americanos nessa terça-feira (14), em artigo publicado na revista Nature Geoscience.

O trabalho, intitulado, “A atividade sísmica superficial e jovens falhas de impulso na Lua”, descreve que “a lua ficou 150 pés mais magros nas últimas centenas de milhões de anos”.

De acordo com os pesquisadores da Universidade de Maryland, a lua ainda é tectonicamente ativa e está ‘murchando como uma uva-passa”, conforme seu interior vai esfriando.

Mas, diferentemente da casca da uva, que é flexível, a crosta da Lua é rígida e se quebra quando seu tamanho diminui, formando falhas onde um segmento é empurrado para cima de outro.

Essas falhas, segundo a equipe de pesquisadores de Maryland, são chamadas de falhas de pressão, formando milhares de pequenas falésias na superfície da lua. A pesquisa sugere que a lua esteja sofrendo de “moonquakes” ao longo dessas falhas e que o nosso satélite pode estar encolhendo.

A análise foi feita com base nas imagens das missões Apollo nos anos 1960 e 1970, e dados atuais emitidos pelo Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) da agência espacial norte-americana (Nasa).

Os pesquisadores identificaram os epicentros de 28 terremotos registrados de 1969 a 1977 usando dados de sensores sísmicos deixados na Lua pelas missões Apollo da Nasa nos anos 60 e 70.

Assista ao vídeo publicado pela Nasa (em inglês):

A Lua não é o único corpo no sistema solar que diminui com a idade. Segundo a Nasa, Mercúrio tem “enormes falhas” de até 1.000 quilômetros de comprimento e 3 quilômetros de altura, “significativamente maiores, em relação ao tamanho do planeta, do que as da Lua”.

Comentários