Falta insulina glargina na rede de saúde de BH; repasse do Estado está atrasado desde março

(Infodiabetico.com/Reprodução)

Cerca de 800 pacientes com diabetes em Belo Horizonte e que são cadastrados para receber insulina glargina nos postos de saúde estão desabastecidos. De acordo com a Prefeitura de BH, desde março a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) não repassa os medicamentos à Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte (SMSA).

“Compete ao município somente a distribuição do quantitativo enviado pela SES. Desde março de 2019, o medicamento não é enviado pela SES/MG, impossibilitando o atendimento dos pacientes autorizados ao recebimento. A responsabilidade pela aquisição da insulina glargina é da Secretaria Estadual de Saúde de Minas, por meio da Resolução SES/MG nº 2.359/2010”, informou o município.  

Segundo a SMSA, Belo Horizonte recebeu em fevereiro 50 frascos da insulina e 2,4 mil refis. A insulina glargina é em formato de uma caneta, que o próprio paciente utiliza para aplicar a dose necessária.

Procurada pelo BHAZ, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou, por meio de nota, que a compra do insumo já foi feita e, no momento, aguarda a entrega pelo fornecedor. “Tão logo o item seja entregue em nosso almoxarifado, autorizamos a distribuição a todos os municípios do Estado”.

A SES-MG não deu maiores informações sobre o número de municípios que estariam desabastecidos, número de usuários desse medicamento, nem explicou a razão do atraso no repasse. “Com relação ao número de pacientes que recebem o medicamento, esses dados devem ser obtidos diretamente nos municípios”, informou.

Há estoque de outros tipos

Com a falta de repasse dos insumos, a Secretaria Municipal de Saúde de BH distribuiu, no mês de abril, a insulina usando estoque remanescente e em quantidade reduzida. 

“É importante esclarecer que o paciente pode usar outro tipo de insulina, desde que prescrita pelo médico. A PBH disponibiliza as insulinas NPH e regular, cujos estoques estão abastecidos nas unidades de saúde”, acrescentou a SMSA por nota.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!