Tamanduá escondido em armazém é resgatado por bombeiros

CBMMG/Divulgação

Militares do 2º Batalhão de Bombeiros resgataram, na madrugada desta sexta-feira (17), no Bairro Jardim Piemonte, em Betim, um tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla).

O animal estava dentro de um armazém da empresa Coca-Cola. Os militares trabalharam com bastante cuidado para capturar o animal sem feri-lo.

Assista ao vídeo do momento de captura do animal:

De acordo com os bombeiros, o tamanduá será entregue no Zoológico de Belo Horizonte. Caso haja alguma objeção no recebimento do animal, a guarnição BM vai verificar com o Ibama o local mais indicado para deixar o mamífero.

Um tamanduá-bandeira adulto chega a medir 2,20 metros e pesar até 45 quilos, tem uma cauda grande, pelos grossos e compridos e um focinho longo. Ele usa suas garras dianteiras para escavar vários formigueiros e cupinzeiros ao longo do dia para capturar, com sua língua extensível, até 30 mil formigas e cupins.

De acordo com a ONG WWF, o tamanduá-bandeira pode ser encontrado da América Central até a América do Sul. Originalmente, ocorria em todos os estados brasileiros, mas atualmente está em risco de extinção em todas as regiões do país e já foi extinto no Rio de Janeiro e no Espírito Santo. 

A razão? Degradação e a redução dos habitats são apontadas como as principais causas da perda populacional da espécie, mas a caça, o atropelamento em estradas e os incêndios florestais também contribuem para colocar o tamanduá-bandeira na lista de espécies ameaçadas de desaparecerem para sempre.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!