Imagens mostram a atual situação de barragem em Barão de Cocais; Vale explica risco

Reprodução/Defesa Civil MG

A mineradora Vale divulgou um vídeo no qual explica a situação do talude norte da Mina de Gongo Soco, em Barão de Cocais, na região Central do Estado. Foi constatada uma movimentação na estrutura, que pode se romper até o dia 25 deste mês.

A situação é delicada por conta da barragem Sul Superior, que está a 1,5 quilômetro do local. A barragem está em nível de segurança três e há risco de um colapso. Por causa disso, a Defesa Civil Estadual já tinha evacuado a região. Confira o vídeo:

Segundo informações obtidas pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) com a própria mineradora, o talude pode se romper entre este domingo (19) e 25 de maio. Imagens da Defesa Civil mostram a situação da estrutura e a proximidade com a barragem.

Simulado

O simulado de emergência de barragens realizado nesse sábado (18) em Barão de Cocais, na região Central de Minas, reuniu cerca de 1,6 mil pessoas, representando 26,75% das mais de 6 mil pessoas que eram esperadas. Essa foi a segunda simulação de evacuação na cidade, onde há risco de rompimento na barragem Sul Superior da mina Gongo Soco. O treinamento teve duração de 48 minutos.

“O objetivo da atividade foi reforçar as orientações e treinamento da população residente na Zona de Segurança Secundária da cidade sobre como proceder em caso de emergência com a barragem Sul Superior da mina Gongo Soco. A ação foi motivada por eventuais impactos da vibração provocada pelo talude Norte da cava da mina na barragem”, disse a companhia, em nota.

Na madrugada do dia 8 de fevereiro, 443 moradores das comunidades de Socorro, Tabuleiro e Piteiras, todas situadas em Barão de Cocais, foram evacuados. Atualmente, essas pessoas estão em hotéis, casas de parentes ou locais alugados pela Vale.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!