Barragem em Barão de Cocais tem até 15% de chance de rompimento, diz secretário de Meio Ambiente

Marcelo Camargo/Agência Brasil + Google Maps/Reprodução

O secretário de Estado de Meio Ambiente de Minas Gerais, Germano Vieira, disse que a probabilidade de a barragem Mina de Gongo Soco se romper é de 10% a 15%, em Barão de Cocais, na região Central do Estado. Ele ainda confirmou que o rompimento do talude Norte é iminente. As afirmações foram feitas nesta segunda-feira (20), durante o lançamento de um plano de capacitação dos agentes públicos para ações de segurança de barragens.

“O rompimento do talude vai ocorrer. É necessário agora saber se o rompimento na cava vai afetar a barragem e isso não é possível precisar. O consultor dessa auditoria registrou que a chance é de uma em 10 ou uma em oito. O que levaria de 10% a 15% de probabilidade”, disse.

Informações obtidas pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) com a mineradora Vale S.A. apontam que o talude pode se romper até o sábado, dia 25 de maio.

Atualmente, a barragem Mina Gongo Soco está em nível de segurança três, quando o colapso pode ocorrer a qualquer momento. Em função disso, no fim de semana a Defesa Civil, com apoio dos bombeiros e de contratados pela mineradora, fez treinamentos e simulações com a população local. “Por pior que possa aparecer, isso mostra que quando a empresa avisa [possibilidade de rompimento] os órgãos têm tempo de planejar as ações”, informou Germano Vieira.

+ Mapa do Medo: Saiba tudo e veja onde estão as barragens de ‘método assassino’ em Minas

No último sábado (18), cerca de 1,6 mil pessoas participaram do simulado de emergência de barragens na cidade, que durou 48 minutos. Essa foi a segunda simulação de evacuação na cidade e o número de presentes correspondeu a 26,75% das mais de 6 mil pessoas que eram esperadas.

+ Imagens mostram a atual situação de barragem em Barão de Cocais; Vale explica risco

Sobre um possível descomissionamento da barragem Mina Gongo Soco, o secretário do Meio Ambiente disse que isso é “desaconselhável” no momento. “Qualquer intervenção para fazer um reforço do maciço seria desaconselhável, pois seria um gatilho para o colapso”. Para evitar o colapso, estão interditadas obras na região da barragem “até que se possa avaliar o plano de risco para os trabalhadores”.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!