Na contramão da segurança: BH terá corrida de patinetes com ‘litrão’ e torresmo como prêmios

Amanda Dias/BHAZ

Uma copa um tanto quanto inusitada acontecerá neste domingo (26), na Praça da Savassi, em Belo Horizonte. A “1ª Corrida de Patinetes”, divulgada por meio do Facebook, já possui mais de 130 pessoas confirmadas e desafia todas as normas de seguranças sugeridas para o uso do meio de transporte. Como prêmio os organizadores prometem “3 litrões de cerveja e uma porção de torresmo”.

+ Patinetes elétricos: Prefeitura de SP vai impor regras e multa de até R$ 20 mil

Desde que as patinetes chegaram à capital, a segurança no uso do equipamento tem levantado uma série de discussões e questionamentos. Ao BHAZ, Marcelo Lopes, diretor assistencial da Rede da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), disse que equipes médicas notaram um aumento considerável de acidentes relacionados ao transporte.

Apesar de ter ganhado popularidade entre internautas, a corrida de patinetes coloca em risco a integridade dos participantes. Os organizadores da iniciativa afirmam na página do Facebook que não se responsabilizam por quaisquer danos sofridos pelas pessoas envolvidas, sejam eles de natureza, física, moral ou material.

+ Patinetemania em BH: Idade mínima de 18 anos não é respeitada e não há regulamentação definida

Procurados pelo BHAZ, as empresas Yellow e Grin, que mantém patinetes elétricos na cidade, afirmam ser contra e repudiar o uso de sua imagem e dos seus produtos neste tipo de evento. “Tomaremos as devidas providências quanto a isso e comunicamos aos sites de vendas de ingresso a respeito das irregularidades”, explicam em nota.

Além disso, as empresas sinalizam para algumas dicas para o uso seguro do patinete: 

  • Antes de sair, planeje o caminho;
  • Use sempre o capacete bem preso à cabeça e ajustado adequadamente;
  • Não trafegar com mais de 1 pessoa;
  • Idade mínima de 18 anos para locação de equipamentos;
  • Dê sempre preferência ao pedestre. Lembre-se: o pedestre é o mais vulnerável. É obrigação de todos cuidar da sua segurança;
  • Não use celular nem fone de ouvido enquanto conduz a bike ou o patinete. Esteja atento a sua condução;
  • Respeite sempre os semáforos e as sinalizações de trânsito;
  • Jamais conduza a bike ou o patinete se houver ingerido álcool
  • Segure sempre o guidão com as duas mãos;
  • Esteja atento a irregularidades nas vias, como buracos, bem como galhos e árvores que possam oferecer riscos no seu trajeto.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!