Emergência com barragem: 800 moradores de BH passarão por treinamento no sábado

Reprodução/Street View + Defesa Civil/Divulgação

Atualização: Matéria atualizada às 18h com posicionamento da Vale.

Cerca de 800 moradores dos bairros Beija Flor e Maria Tereza, localizados na região Norte da capital, passarão por treinamento de evacuação de emergência para o caso de rompimento de barragens, neste sábado (25), às 16h (confira cronograma abaixo). Além disso, a região será sinalizada com rotas de fuga e sirenes.

Os 123 móveis do Maria Tereza e outras 125 casas do bairro Beija Flor não correm o risco de ser atingidos diretamente pelos rejeitos de lama, já que não há barragens na região. Contudo, caso a barragem de Forquilha 1, em Ouro Preto, a 120 quilômetros de BH entre em colapso, o material pode cair no Rio das Velhas e aumentar o volume do afluente, inundando a região.

Cronograma da simulação no próximo sábado (Divulgação/Defesa Civil)

Nesta quinta-feira (23), agentes da defesa civil estiveram nos bairros para orientar os moradores. Segundo o órgão, todos os moradores que estão na mancha de risco (confira abaixo) já foram comunicados anteriormente e convidados para o treinamento. Aqueles que não foram acionados devem se manter tranquilos pois estão fora da zona afetada.

De acordo com uma moradora da região, Rosane Dias, os bens materiais, animais e pessoas já foram cadastrados pela Defesa Civil. “Estiveram lá e avisaram que, em caso de ruptura das barragens, nós teremos em torno de 13h para evacuar a região. Todo mundo fica assustado, porque, estamos longe e nunca imaginaríamos que estamos correndo risco”, conta a mulher, que mora no local há seis anos.

Mapa de inundação do bairro Beija Flor (Divulgação/Defesa Civil BH)

Mapa de inundação do bairro Maria Tereza (Divulgação/Defesa Civil BH)

Em nota (confira na íntegra abaixo), a Vale afirmou que a ação tem caráter preventivo. “Esses bairros da Capital estão na zona de segurança secundária (ZSS) do Plano de Ação de Emergência de Barragem de Mineração (PAEBM) da barragem Forquilhas I. Como Belo Horizonte está a 120 quilômetros da barragem Forquilha I, o rejeito levaria 11h24 para atingir as comunidades de Jardim Vitória III e Beija Flor. No caso da comunidade Maria Tereza, o tempo estimado é de 13h17”, afirma.

Rio das Velhas

De acordo com levantamento do Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio das Velhas, afluente que é uma das principais captações de água da capital, onze barragens ameaçam o rio, em caso de rompimento. Dentre elas, sete não contam com estabilidade garantida.

Nota da Vale na íntegra

“Neste sábado, 25/5, a Defesa Civil de Belo Horizonte, com apoio da Vale, realiza, às 16h, simulado de evacuação de emergência da barragem Forquilhas I – localizada na mina de Fábrica, em Ouro Preto (MG) – nos bairros Beija-Flor (região Nordeste) e Maria Tereza (região Norte), de Belo Horizonte. Esses bairros da Capital estão na zona de segurança secundária (ZSS) do Plano de Ação de Emergência de Barragem de Mineração (PAEBM) da barragem Forquilhas I.

Como Belo Horizonte está a 120 quilômetros da barragem Forquilha I, o rejeito levaria 11h24 para atingir as comunidades de Jardim Vitória III e Beija Flor. No caso da comunidade Maria Tereza, o tempo estimado é de 13h17.

A ação tem caráter preventivo e trará orientações para a população dessas comunidades sobre como proceder em caso de uma situação de rompimento da barragem”.

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!