Home Notícias BH ‘Obra de arte’: Céu laranja deixa o amanhecer belíssimo em BH

‘Obra de arte’: Céu laranja deixa o amanhecer belíssimo em BH

O amanhecer em Belo Horizonte e em algumas cidades da região metropolitana foi de extrema beleza neste sábado (25). A coloração laranja tomou conta do céu e nas redes sociais internautas compartilharam diversas fotos.

O BHAZ conversou com o meteorologista Jorge Moreira, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), para entender a cor pelo céu de BH. “A coloração depende de uma série de fatores e em alguns casos é provocada pela névoa seca. No caso de hoje, o que motivou [a cor laranja] foi o fato da luz solar estar muito rasa ao amanhecer. Essa luz entrou em contato com as partículas que estavam em suspensão na atmosfera e gerou a cor”, disse.

Vista do céu de BH no bairro Pompeia (Reprodução/Camila Saraiva)

O meteorologista destaca que o céu laranja não está relacionado ao tempo frio. “Muitos podem pensar que a coloração se deu por causa do frio no começo da manhã. Isso é apenas um fenômeno ótico, pois como disse, a luz solar entrou em contato com partículas presentes na atmosfera”.

Apesar de vários registros na web, o meteorologista pondera que o fenômeno pode não ter sido visto em toda Belo Horizonte. “Por ser fenômeno ótico ele não é visível em todos os lugares. É algo mais local”, concluiu.

Registro do amanhecer em Contagem, na região metropolitana (Reprodução/Facebook/Fabrício Bento)

Nas redes sociais, internautas compartilharam seus registros. “Acordei hoje com esse ‘bom dia'”, “Hoje eu acordei com essa obra de arte no céu. Gratidão”, disseram alguns.

Cor diferente foi vista em diversos bairros (Reprodução/Camila Saraiva)

Vitor Fórneas

Vitor Fórneas

Jornalista no Portal Bhaz

Comentários