Simulado de barragens reúne 30% do público esperado em BH

WhatsApp/Reprodução

O simulado de emergência de barragens realizado, neste sábado (25), em Belo Horizonte reuniu 236 moradores dos bairros Maria Tereza e Beija-Flor nas regiões Norte e Nordeste da capital, respectivamente. O número corresponde a 30%, das 800 pessoas esperadas. Essa foi a primeira simulação de emergência de evacuação nos bairros que podem ser atingidos, caso ocorra o rompimento da barragem de Forquilha I, da mina de Fábrica, em Ouro Preto.

WhatsApp/Reprodução

“A ação, de caráter preventivo, foi realizada pela Defesa Civil de Belo Horizonte com apoia da Vale, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. O treinamento teve duração de 25 minutos e adesão de cerca de 30% do público”, informou a mineradora Vale S.A. em nota que pode ser lida na íntegra abaixo.

A Defesa Civil de BH informou que 211 mensagens de SMS foram enviadas aos moradores, convocando para o simulado.

Defesa Civil BH/Divulgação

A mineradora ressaltou que, caso estrutura se rompa na cidade histórica, os rejeitos demorariam 11h24 para atingir a comunidade Beija Flor e 13h17 em Maria Tereza. A demora se dá pela distância de 120 quilômetros entre Forquilha I e Belo Horizonte.

Cerca de 72 funcionários da Vale participaram da atividade. Confira os números do simulado:

  • Participantes – 236 – sendo 94 da comunidade Maria Tereza e 142 de Beija Flor;
  • Tempo de duração – 25 minutos;
  • Total esperado – cerca de 800 pessoas;
  • Adesão total – cerca de 30%.

Nota da Vale S.A. na íntegra:

“A Vale continua atuando juntamente com os órgãos públicos no esclarecimento da população sobre os procedimentos de emergência de barragens.

Neste sábado, 25/5, um total de 236 moradores dos bairros Maria Tereza e Beija-Flor, localizados nas regiões Norte e Nordeste de Belo Horizonte, respectivamente, participaram de simulado de evacuação. Essas comunidades estão na Zona de Segurança Secundaria (ZSS) do PAEBM da barragem Forquilha I, da mina de Fábrica, em Ouro Preto (MG).

A ação, de caráter preventivo, foi realizada pela Defesa Civil de Belo Horizonte com apoio da Vale, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. A Vale participou da atividade com 72 funcionários próprios e terceiros e prestou todo o apoio logístico aos órgãos competentes.

O treinamento teve duração de 25 minutos e adesão de cerca de 30% do público previsto. Importante ressaltar que Belo Horizonte está a 120 quilômetros de Forquilha I. Desta forma, os rejeitos levariam 11h24 para atingir a comunidade Beija Flor. No caso da comunidade Maria Tereza, o tempo estimado é de 13h17.

Veja os números do simulado de hoje 236 participantes

Maria Tereza: 94

Beija-Flor: 142

Tempo de duração: 25 minutos

Total esperado: cerca de 800 pessoas

Adesão total: cerca de 30%”

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!