Vovó mineira com Parkinson doa mudas de acerola para população e viraliza na web

Reprodução/Instagram

Uma mineira de 86 anos tem conquistado o coração de usuários do Instagram, ao longo dos últimos dias, depois que uma foto dela viralizou na rede social. Maria Linhares ou Dona Maria, como é conhecida, ganhou fama após cultivar e doar mudas de acerola para os moradores do bairro Carneirinhos, em João Monlevade, na região Central do Estado.

Tudo começou há dois meses, quando a idosa viu em um programa de TV que a acerola era considerada a planta “rainha do quintal”. Ela, que mantém um jardim no fundo de casa, decidiu então espalhar a semente para que todos pudessem ter uma “rainha”.

Sua neta, a jovem Bárbara Linhares, de 23 anos, postou fotos da avó junto das mudas para contar a história. E não deu outra: os internautas se apaixonaram pela vovó. E, até o momento, as imagens já contam com mais de 4,7 mil curtidas na rede social.

Segundo Bárbara, o cultivo e distribuição das mudas tem ajudado a avó, que tem Mal de Parkinson. “Ela sempre gostou de cuidar do jardim. Mas, como ela tem Parkinson há 20 anos, os sintomas estão mais intensos e os movimentos limitados. Por isso, nossa família tem buscando maneiras de melhorar a qualidade de vida dela e isso está ajudando. Serve como uma distração”, conta a neta.

A estudante ressalta ainda que, desde que a imagem viralizou, no sábado (25), Dona Maria não teve crises intensas da doença. Ela conta ainda que não esperava a repercussão da história. “Eu postei sem intenção e, de repente repercutiu muito. Eu fiquei com receio da exposição, já que ela sempre foi reservada. Mas, tivemos muitas mensagens positivas e isso é bom”, relata.

No início, a senhora fazia cinco mudas a cada dois dias de trabalho. Agora, entre sábado e domingo, ela fez aproximadamente 40 mudas para distribuir. Ela também gravou um vídeo agradecendo a repercussão.

Ver essa foto no Instagram

Bom dia! Venho aqui novamente em nome de toda a família agradecer pelas inúmeras manifestações de carinho enviadas à Vó Maria. Ficamos muito felizes em saber que esse gesto refletiu positivamente na vida de várias pessoas, principalmente as que também têm familiares portadores de doenças neurodegenerativas. Pela primeira vez em anos ela passou um dia inteiro sem ter crises fortes decorrentes da doença. Acredito muito em energia e acho que isso foi fruto de todo amor e positividade destinados a ela! Tudo começou quando ela viu em um programa de TV que a acerola era a planta “rainha do quintal”. Então ela achou que todo mundo deveria tê-las em seus quintais e começou a produção de mudas para doação. Quem diria que com um gesto tão simples ela iria ganhar vários corações, né? Então como prometido, ai está o vídeo dela pra vocês ❤ Que Jesus ilumine a todos. Hoje, agora e sempre. Que assim seja! ??

Uma publicação compartilhada por Bárbara Linhares (@barbaralinharess) em

“Algumas pessoas passam, pegam as mudas e vão embora. Outras ficam, entram para conversar e ficam um tempo. Tem sido bom. Só pedimos às pessoas que tenham compreensão, caso ela tenha uma crise de Parkinson”, diz a neta.

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!