Após mortes na Grande BH, prefeitura emite alerta de surto de febre maculosa; veja sintomas

Após duas mortes por febre maculosa confirmadas na última quinta-feira (30) em Contagem, na região metropolitana de BH, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) emitiu um alerta, no sábado (1º), de surto da doença para que os profissionais da saúde fiquem atentos quanto a atendimentos de pacientes.

“A Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte alerta aos profissionais de saúde da região metropolitana de Belo Horizonte, em especial nas unidades no entorno de Contagem, sobre surto de febre maculosa”, diz o documento.

“Reforçamos o critério para suspeição de febre maculosa, sugerindo que todo paciente com quadro febril agudo e relato de ter estado na região do bairro Nacional, em Contagem, nas últimas duas semanas, especialmente se envolvidos em atividades de capina ou com relato de terem encontrado carrapato no corpo, sejam avaliados prontamente para a doença”, diz, em outro trecho.

Portanto, a principal preocupação das autoridades é em Contagem, em especial no bairro Nacional, onde os dois mortos em decorrência da febre maculosa moravam.

A Secretaria Municipal de Saúde recomenda ainda que o paciente suspeito entre em tratamento rapidamente. “Salientamos, também, que alguns quadros podem se confundir com outras doenças febris, em especial a dengue, não devendo ser negligenciadas”, diz a nota.

O documento, por fim, detalha a definição de suspeito de febre maculosa:

  • indivíduo que apresente febre de início súbito, cefaleia, mialgia e que tenha relatado história de picada de carrapatos e/ou contato com animais domésticos e/ou silvestres e/ou ter frequentado área sabidamente de transmissão de febre maculosa, nos últimos 15 dias
  • indivíduo que apresente febre de início súbito, cefaleia e mialgia, seguidas de aparecimento de exantema máculo-papular, entre o 2º e 5º dias de evolução, e/ou manifestações hemorrágicas

Febre Maculosa

A febre maculosa brasileira é uma doença grave, transmitida ao homem pela picada do carrapato-estrela, infectado pela bactéria Rickettsia rickettsii. O carrapato se alimenta do sangue de animais, como cavalos, bois, cães e capivaras.

febre_maculosa_ciclo.jpg
Divulgação/PBH

Sintomas

A doença se manifesta repentinamente acompanhada de vários sintomas:

  • Febre alta;
  • Dor de cabeça;
  • Dores no corpo (principalmente na perna);
  • Mal estar;
  • Náuseas e vômitos;
  • Em alguns casos podem surgir manchas avermelhadas na pele, principalmente na palma das mãos e planta dos pés.

Os sintomas iniciais da febre maculosa ocorrem entre o 2º e o 14º dia após contato com o carrapato e são semelhantes aos de outras doenças, como a dengue ou uma gripe forte.

Caso você apresente alguns desses sintomas, com ou sem manchas na pele, procure atendimento médico imediatamente.

Diagnóstico e tratamento

A febre maculosa tem cura, mas é fundamental que o tratamento seja iniciado logo após o surgimento dos primeiros sintomas. Se não for tratada a tempo, a febre maculosa pode matar.

Prevenção

Ambientes com vegetação e presença de animais, como cavalos, capivaras e cães, tais como beira ou orla de lagoas, parques ou reservas ecológicas e áreas de gramados, são favoráveis à infestação de carrapatos. Portanto, nestes locais, previna-se:

  • Use roupas de cor clara e calçados fechados, preferencialmente com meias brancas e de cano longo, para facilitar a visualização do carrapato;
  • Evite sentar-se e deitar-se em gramados nas atividades de lazer, como caminhadas, piqueniques, pescarias e prática de slackline;
  • Use equipamentos de proteção individual nas atividades ocupacionais (capina e limpeza);
  • Mantenha os terrenos e gramados capinados rente ao solo, facilitando a penetração dos raios solares;
  • Aplique carrapaticidas em cães e cavalos, segundo recomendação do médico veterinário.
  • Evite frequentar áreas infestadas por carrapatos;
  • Examine seu corpo cuidadosamente a cada duas horas pelo menos, porque o carrapato necessita de algum tempo aderido à pele para transmitir a bactéria;
  • Verifique atentamente o corpo das crianças;
  • Atividades que envolvam o contato direto com o cavalo, sejam de lazer (equitação, cavalgada e equoterapia) ou trabalho, requerem especial atenção;
  • Tenha cuidado ao retirar o carrapato que estiver grudado em sua pele. Se possível utilize luvas e pinças. Evite esmagar os carrapatos para não se contaminar.

Com informações do Portal da PBH

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!