Lapidando os Cristais: melhorias na pista de Curvelo

Circuito dos Cristais, autódromo localizado em Curvelo região central de Minas Gerais, realiza melhorias e reforça ainda mais o compromisso com a segurança dos pilotos. A pista foi inaugurada em setembro de 2016 e de lá pra cá os frequentadores estão sempre se deparando com constantes evoluções, melhorias e novidades.

A prioridadenos Cristais sempre foi a segurança dos pilotos e por isso o autódromo está sempre promovendo melhorias

A prioridade nos Cristais sempre foi a segurança dos pilotos e por isso o autódromo está sempre promovendo melhorias

Em sua quarta temporada, o maior autódromo do Brasil, com 4.420 metros de pista, se fortalece, aumenta o número de eventos e também de locações coorporativas para a indústria automobilística e motociclística. Várias montadoras e fabricantes de pneus já utilizam a pista mineira para realização de testes e lançamentos de novos modelos.

Outra característica é a segurança. Com a homologação em dia para a prática da Motovelocidade no Brasil, o Circuito dos Cristais recebe cada vez mais pilotos de motos, provenientes de todas as regiões do Brasil.

O piloto oficial da Honda, Eric Granado, detém atualmente o recorde de motovelocidade do Circuito dos Cristais

O piloto oficial da Honda, Eric Granado, detém atualmente o recorde de motovelocidade do Circuito dos Cristais

Com um baixo índice de acidentes e com gravidade perto de zero, a pista mineira vem crescendo e sendo eleita pelos próprios frequentadores como a mais segura do Brasil. Desde sua concepção, a prioridade sempre foi a segurança dos pilotos e por isso o autódromo está sempre promovendo melhorias.

Leia também: http://www.aceleraai.com.br/2018/12/cristais-na-copa-hb20/

Seguindo esse foco, um plano com 35 intervenções em 2019 foi criteriosamente elaborado com base nos depoimentos de pilotos, comissários técnicos das federações e promotores de eventos.

O Circuito investe constantemente em segurança para o motociclismo e o automobilismo, com sistemas de desaceleração com “caixas de brita”

O Circuito oferece segurança para o motociclismo e o automobilismo, com sistemas de desaceleração com “caixas de brita”

“Apesar de ser a pista que prioriza a segurança para a modalidade motovelocidade, inclusive usando sistemas de desaceleração com “caixas de brita” (seixo), barreiras de proteção e defensas são essenciais para o automobilismo, sendo assim o maior desafio é conciliar os elementos de segurança para atender simultaneamente as duas modalidades”, é o que ressalta Marco Túlio Santos, diretor do autódromo.

Leia também: http://www.aceleraai.com.br/2019/05/quebra-de-recorde-em-curvelo/

As obras de melhorias iniciaram no dia 06 de maio, após a 2ª etapa do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade. A primeira fase estará finalizada antes das próximas etapas dos campeonatos Mineiro de Automobilismo e o GP Gerais de Motovelocidade, previstas para os dias 16 e 28 de junho, respectivamente.

O Circuito dos Cristais está com a homologação em dia para a prática da Motovelocidade no Brasil

O Circuito dos Cristais está com a homologação em dia para a prática da Motovelocidade no Brasil

Já são 222 novas placas de zebra instaladas, das 738 previstas. Além da ampliação das zebras, foram aplicadas mais 980 toneladas de seixos, em duas áreas de escape que foram ampliadas e tiveram suas as defensas recuadas. No total seis áreas de escape terão suas dimensões ampliadas, todas previstas ainda para este ano.

Visando melhorar ainda mais a segurança, o Circuito receberá 35 intervenções em 2019, elaboradas com base nos depoimentos de pilotos, comissários técnicos das federações e promotores de eventos

O Circuito receberá 35 intervenções em 2019, elaboradas com base nos depoimentos de pilotos, comissários e promotores de eventos

A evolução do Circuito dos Cristais contempla ainda um centro comercial com galpões, posto de gasolina, hotel e também novas pistas para motocross e dirt track, integradas a um centro de treinamento off road. Porém “a prioridade é sempre direcionar os esforços para melhorar a segurança das instalações já em uso”, afirma Túlio.

Texto: Flávio Bergman

Fotos Eric Granado: Estevão Ribas/Grupo Caju

Fotos GP Gerais: Marcelo Moreira

Demais fotos: Acervo Circuito dos Cristais

Acesse http://www.aceleraai.com.br/

Acelera Ai[email protected]

Jornalistas Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires são os editores do site Acelera Aí e da seção veículos do portal Bhaz

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!