Ânimos exaltados! Plano Diretor não é votado em sessão marcada por ‘clima quente’ na Câmara de BH

Vitor Fórneas/BHAZ

Ânimos exaltados no plenário e nas galerias. Assim foi o clima da sessão em que seria votado o Plano Diretor de Belo Horizonte na Câmara Municipal (CMBH) nesta quarta-feira (5). A oposição obstruiu os trabalhos e a votação do projeto não ocorreu. A pauta deve ser votada nesta quinta-feira (6).

Entre os parlamentares, durante o “pinga-fogo”, o destaque da discussão ficou entre os vereadores Pedro Bueno (Podemos) e Nely Aquino (PRTB). Bueno desejava falar quando não era a vez dele, segundo a avaliação da presidente, e por isso gritou ao microfone. Irritada, Nely rebateu: “Não grite comigo, pois não sou sua esposa”, ressaltando que o mesmo valia para os demais parlamentares.

Sobre o Plano Diretor, vereadores da oposição questionam o fato da Prefeitura (PBH) não ter apresentado um estudo de impacto econômico, principalmente, no que tange à questão da Outorga Onerosa. “Protocolamos no decorrer da semana mais de mil requerimentos e queremos questionar os itens do Plano e levar ao conhecimento da população. O prefeito Kalil está criando um novo imposto”, disse.

Galerias estiveram cheias nesta quarta (Vitor Fórneas/BHAZ)

Questionado sobre as condições para que o projeto seja votado, Pedro foi enfático: “Primeiro é necessário o estudo de impacto por parte da PBH, pois essa é uma questão sensível à população”.

As críticas ao chefe do Executivo municipal continuaram por parte dos vereadores Gabriel Azevedo (Sem partido) e Matheus Simões (Novo). “Por que o prefeito resolveu virar um covarde? Usando mão grande para impor o Plano Diretor. Na campanha era ‘chega de político’ e agora se cerca deles Kassab, Adalclever, PT”, afirmou Gabriel.

Discussão nas galerias e no plenário

Nas galerias da CMBH, os que estiveram presentes se dividiam entre apoio e rejeição ao Plano Diretor. Em determinado momento, houve um princípio de discussão entre as partes que se opunham e foi necessário que a segurança interferisse.

Durante encaminhamento ao recurso do artigo 142 o clima voltou a ficar exaltado entre os vereadores. Após seu tempo esgotar, Pedro Bueno não saia do microfone e a presidente exigiu que ele o deixasse para que outro vereador encaminhasse o voto. Como isso não ocorreu, Jair di Gregório (PR) saiu da mesa e foi até ele e precisou ser contido pelos demais colegas.

Momento de tensão nas galerias precisou de interferência da segurança (Vitor Fórneas/BHAZ)

Apesar dos ânimos exaltados, Jair disse que foi “apenas uma discussão calorosa”. “O que estamos debatendo vai impactar a vida de BH. Esse é o maior projeto de nossa legislatura”, disse.

“Quem prestou atenção viu que ele desceu da Mesa Diretora para proferir ofensas e ameaçar minha conduta. Ele quer defender um Plano que ele interferiu a mando do prefeito e alguns vereadores se compartam como um ‘lambe botas'”, afirmou Pedro Bueno sobre o ocorrido.

Adiamento já previsto

Antes de a sessão começar, o líder de governo Léo Burguês (PSL) acreditava que a votação não aconteceria nesta qiarta. “Entrou um veto do prefeito ontem e ele tem que ser votado primeiro. Depois disso votaremos os requerimentos [do Plano]. Tivemos notícia que a oposição apresentou três mil para protelar a votação, queremos que ela aconteça amanhã”, disse.

A sessão que se prolongou até às 20h20 foi encerrada com um saldo positivo para os apoiadores do prefeito, visto que os requerimentos foram votados, mesmo faltando cerca de 2.006 para serem analisados pelos vereadores. “Vitória para a cidade de BH. Mais de seis mil pessoas discutiram esse plano em conferências, audiências e reuniões. Emendas foram colocadas pelos vereadores e prevaleceu o debate em prol da construção de um novo plano para um novo horizonte”.

Nesta quinta-feira, às 15h, os vereadores voltarão ao plenário para uma nova sessão.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!