Febre maculosa: Confirmada terceira morte em Contagem; Minas tem cinco óbitos até agora

Otacílio é a terceira morte confirmada; trabalhos seguem na região do Nacional (Arquivo pessoal + Amanda Dias/BHAZ)

MATÉRIA ATUALIZADA ÀS 14H06 COM POSICIONAMENTO DA PREFEITURA DE BETIM E NÚMERO DE NOTIFICAÇÕES EM CONTAGEM.

Subiu para três o número de mortes confirmadas por febre maculosa em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. Dos quatro óbitos registrados no município, a causa de um segue em análise e há 33 notificações sendo apuradas. Betim, município na Grande BH, também tem dois casos suspeitos de febre maculosa. O último balanço da Secretaria Municipal de Saúde de BH, de quarta-feira, indica 31 casos em investigação. Em Minas Gerais, cinco pessoas morreram pela doença, até o momento.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Contagem, Otacílio Muniz Santana, de 82 anos, teve a morte confirmada pela doença transmitida pelo carrapato-estrela. No bairro Vila Boa Vista, local onde o idoso morava, há um surto da doença e o local está isolado.

Otacílio era irmão de José Muniz Santana, de 69 anos, e tio de Caio Henrique Santana dos Santos, de 19, que também morreram de febre maculosa. Os casos vieram à tona no último fim de semana (relembre a história aqui).

Em Minas, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) informa que cinco pessoas morreram de febre maculosa. Contagem concentra o maior número de mortes (3), seguido de Raul Soares e Faria Lemos, ambos na Zona da Mata, onde um óbito foi registrado em cada município. Sete casos da doença já foram confirmados em Minas Gerais (veja tabela abaixo da
SES-MG
).

MunicípioCasosÓbitosLetalidade
Faria Lemos2150,00%
Contagem33100,00%
Raul Soares11100,00%
Governador Valadares100,00%
Total7571,43%

A febre maculosa brasileira (FMB) é uma doença de notificação compulsória e imediata em todo território nacional. Com relação ao conceito de surto, de acordo com a área técnica da SES-MG, o mesmo é aplicado quando ocorrem casos além do esperado para o período e/ou local.

Notificações e ações em Contagem

O número de notificações de febre maculosa em Contagem passou para 33, após um morador do bairro Eldorado procurar atendimento alegando ter tido contato com o carrapato em Betim. A pasta informou que essa pessoa passou o final de semana em um sítio e que foi picado no sábado (1). Nessa quarta-feira (5) ao procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) o paciente apresentava sintomas como dor de cabeça e febre.

Em entrevista ao BHAZ, o secretário de Meio Ambiente de Contagem, Wagner Donato, disse que a preocupação no momento é “eliminar os focos dos carrapatos” na região do bairro Vila Boa Vista. “Também estamos olhando o número de capivaras que transitam pelos quatro córregos da região infestada. Drones estão sendo usados além do trabalho de campo na mata. Esperamos entregar em 15 dias o diagnóstico do número de roedores”, contou.

Um Termo de Cooperação Técnica será assinado junto à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) para que sejam realizadas, em conjunto, a captura e esterilização das capivaras que estão na região.

A Prefeitura de Contagem alerta para quem mora em áreas com possibilidade de existência do carrapato-estrela examinar o corpo a cada três horas, usar roupas claras e compridas, colocar barras da calça para dentro da meia e usar sapatos fechados.

Betim

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Betim, sua vigilância epidemiológica recebeu a notificação de dois casos suspeitos de febre maculosa, nesta semana, que estão sendo investigados. Em 2019, foram apenas esses os casos notificados e eles estão em investigação. Após ser notificada da suspeita de um caso de febre maculosa, a vigilância epidemiológica informa ao Centro de Controle de Zoonoses e Endemias (CCZE) para que seja feita o monitoramento do local do possível contato com o carrapato. A Unidade Básica de Saúde (UBS) da região do possível contágio também é notificada para que fique em alerta para o surgimento de outros casos suspeitos. 
De acordo com a Secretaria de Saúde, o município está adotando as orientações do Ministério da Saúde que consistem em fazer a vigilância dos casos e das áreas de risco e tem garantido à assistência para os possíveis casos suspeitos de febre maculosa que sejam notificados na cidade.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!