Dupla que capturava pássaros silvestres em BH é presa na Pampulha

GMBH/Divulgação

Um adolescente de 16 anos e um homem de 58 foram conduzidos para a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, na manhã desta sexta-feira (7), por crime ambiental. Eles foram detidos por uma equipe da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte, quando capturavam pássaros silvestres, em uma Praça do Bairro Trevo, na região da Pampulha.

A dupla já havia capturado dois pássaros da espécie Sicalis flaveola, conhecido popularmente como o canário-da-terra, e um pássaro Papa-capim-capuchinho (Sporophila nigricollis). Com os suspeitos foram localizadas ainda gaiolas e alçapões.

A ocorrência foi conduzida pelo Grupamento de Patrulha Ambiental da Guarda Municipal, que foi criado no fim do ano passado. Os agentes tem a missão de realizar ações de proteção e fiscalização da fauna e flora em espaços do município.

De acordo com Lei de Crimes Ambientais, a captura sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, de espécimes da fauna silvestre, tem a pena prevista de detenção de seis meses a um ano, e multa.

Pesca predatória na Lagoa da Pampulha

Esta semana, na terça-feira (4), a Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte (GCMBH) prendeu um homem de 51 anos por pesca predatória na Lagoa da Pampulha. O suspeito foi abordado por agentes do Grupamento de Patrulha Ambiental da Guarda Municipal, que vem monitorando o local para evitar o uso de tarrafas e instrumentos de pesca proibidos.

GMBH/Divulgação

Com o homem foram localizados 20 peixes, e várias tarrafas e garateias, equipamentos proibidos por lei. A ocorrência foi encaminhada para a Delegacia Especializada Meio Ambiente da Polícia Civil. A pesca é uma atividade que necessita de autorização do Instituto Estadual de Florestas (IEF).

Com informações da GMBH

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!