Transexuais são impedidas de usar banheiro feminino em shopping de Contagem: ‘Espera inventar banheiro de viado’

Facebook/Reprodução

Duas transexuais foram impedidas de usar um banheiro feminino no ItaúPower Shopping, em Contagem, na região metropolitana de BH, entre a noite de domingo (2) e a madrugada de segunda-feira (3). Por nota (leia a íntegra abaixo), o centro comercial lamentou o ocorrido e disse que “respeita e acolhe a diversidade e a liberdade individual”.

Tháylla Castanha, de 28 anos, e Giselle Rodrigues, de 32, foram assistir a um filme no cinema e, o que era para ser um momento de diversão, transformou-se em desconforto e desrespeito.

Ao final do filme, Tháylla deslocou-se para o banheiro feminino, mas foi barrada por um segurança. O funcionário do shopping disse que ela era homem e que não poderia entrar. Mesmo assim, Tháylla entrou e usou o banheiro.

Quando estava saindo, outro segurança apareceu e disse: “Você não pode usar o banheiro feminino e nem seu amigo, porque vocês são homens”. Giselle interveio e disse que as duas são transexuais e, por isso, têm o direito de usar o local.

De acordo com o boletim de ocorrência, o chefe de segurança foi chamado e ele também disse que elas não poderiam utilizar o local. Além disso, o homem ainda afirmou que as duas estariam constrangendo usuários do shopping e crianças. Ele disse para as duas usarem o banheiro masculino, ou inventar um “banheiro de viado”, e que elas deveriam ter mais decência.

Após a situação, Tháylla e a amiga foram para o estacionamento e acionaram a polícia para registrar queixa contra o shopping. Ela ainda gravou a conversa com seu celular. No vídeo, o chefe de segurança disse que mães de família estariam reclamando e que seria uma questão de bom senso.

É um direito

De acordo com a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), é um direito o uso do banheiro feminino. A discriminação pode render indenização às vítimas. A denúncia pode ser feita, de forma gratuita, ligando para o Disque Direitos Humanos, pelo número 100.

“A proibição de utilização de banheiro feminino por uma pessoa travesti ou transexual feminina configura violação à proteção da dignidade humana e ao direito de liberdade sexual e de gênero, prejuízos que se materializam contra indivíduos e grupos percebidos e subjugados como minorias altamente estigmatizadas em nossa sociedade”, diz trecho do artigo, que pode ser lido integralmente aqui.

O ItaúPower Shopping, por meio de nota, disse que “respeita e acolhe a diversidade e a liberdade individual” e que lamenta “a situação vivenciada pelas duas clientes nas suas instalações”. O local ainda ressalta que “iniciou um ciclo de aprendizado interno para que situações como esta nunca mais se repitam”.

Nota do ItaúPower Shopping na íntegra:

“O ItaúPower Shopping lamenta a situação vivenciada pelas duas clientes nas suas instalações e ressalta que iniciou um ciclo de aprendizado interno para que situações como esta nunca mais se repitam. Com orientação e acompanhamento da Superintendência de Políticas de Defesa dos Direitos Humanos e Diversidade Sexual da Prefeitura de Contagem serão realizados treinamentos e conscientização quanto às tratativas com público LGBTQI+. Ressaltamos que o ItaúPower Shopping respeita e acolhe a diversidade e a liberdade individual”.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!