Frio continua! BH tem sensação de 0º C e madrugadas serão geladas nesta semana

José Cruz/EBC

O agasalho continuará sendo uma roupa indispensável para quem mora em Belo Horizonte. Ao longo desta semana, o frio continuará na capital e em toda Minas Gerais. A sensação de frio será ainda maior, pois as madrugadas terão temperaturas baixas e terão o vento como companhia.

Ao BHAZ, o meteorologista Cléber Souza, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), contou que nesta segunda-feira (10), a mínima registrada em BH foi de 11º C – na semana passada, a capital teve o dia mais frio do ano, até agora, quando os termômetros marcaram 9,1º C.

Nesta segunda-feira (10), a sensação térmica chegou a 0º C na estação meteorológica de Cercadinho. “Por lá os ventos alcançaram 40 km/h, por isso o número tão baixo”, disse. A temperatura máxima deverá alcançar os 25ºC, com a umidade relativa do ar ficando em 35%.

A explicação para as madrugadas frias, conforme esclarece Cléber, está na passagem de uma massa de ar seco por Minas. “Essa massa impede a formação de nuvens. Com isso, temos a perda radioativa no período da noite, ou seja, o calor recebido durante o dia está sendo perdido”.

Na madrugada desta segunda, alguns moradores de Maria da Fé, no Sul de Minas, registraram 0,6º C em alguns pontos. Apesar disso, a estação meteorológica registrou 2,7º C com a ocorrência de geadas.

O frio neste período do ano é considerado “típico da estação”, conforme destacou o meteorologista. Para BH não há previsão de chuva, enquanto no Vale do Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce poderão ocorrer precipitações de fraca intensidade.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!